Secretaria de Saúde informa que Santa Casa ainda tem disponibilidade de leitos de UTI

materiais hospitalares
Direção da Santa Casa diz que desconhecia cedência de profissionais que atuavam na unidade
  • Autor do post:
  • Post publicado:7 de dezembro de 2020

Corumbá (MS)- A Secretaria Municipal de Saúde de Corumbá informou que a cidade mantém por conta própria a disponibilidade de oito leitos de UTI. Segundo o município, a informação repassada pela secretaria estadual leva em consideração apenas os leitos de UTI que são custeados pelo SUS.

Em Corumbá, atualmente são 10 leitos nessas condições e que estão totalmente ocupados, no entanto, o município mantém, por conta própria, a oferta de outros oito leitos que foram habilitados durante a pandemia.

O secretário municipal de Saúde, Rogério Leite, explicou que a Santa Casa de Corumbá ainda mantém leitos disponíveis para atendimento dos infectados pela doença. Esses leitos estão sendo custeados com recursos próprios da Prefeitura. “Todo leito de CTI é custeado pelo Ministério da Saúde. Quando começou o aumento de casos, houve a formatação e mais leitos foram habilitados e sua manutenção custeada pelo Ministério”, explicou o secretário.

disponibilidade leitos UTI

“Quando o número de casos diminuiu, foi retirado o custeio dos hospitais que não tinham mais de 50% de taxa de ocupação. No caso de Corumbá, apenas dez leitos continuaram habilitados pelo Ministério da Saúde. Outros oito são custeados pela Prefeitura, que entendeu que havia a necessidade de manter esses leitos”, esclareceu Rogério Leite.

“Então, quando se divulga a taxa de ocupação, o percentual é sobre esses dez leitos habilitados pelo Ministério. A Santa Casa de Corumbá tem sim mais leitos de CTI e leitos de retaguarda com toda a estrutura necessária para atender pacientes”, assegurou o secretário municipal de Saúde de Corumbá.

Participe da lista VIP do WhatsApp do  FOLHA MS e receba as principais notícias no seu celular