Após ordem da justiça, prefeito de Corumbá exonera irmão e concunhado

Paço_municipal
  • Autor do post:
  • Post publicado:7 de dezembro de 2020

Corumbá (MS)- Após a decisão da justiça dar provimento a ação do Ministério Público Estadual em processo de improbidade administrativa por ato de Nepotismo praticado pelo prefeito de Corumbá, Marcelo Iunes, o chefe do executivo municipal exonerou em cumprimento a decisão judicial, o concunhado e o irmão que exerciam cargos comissionados.

As exonerações foram publicadas na edição desta segunda-feira (7), do Diário Oficial do Município, e publicada nesta tarde.

Na parte de “Atos do Prefeito”, consta a exoneração do irmão de Iunes, Eduardo Aguilar Iunes que ocupava o cargo de Presidente da Junta Administrativa da Santa Casa de Corumbá que entra em vigor na data da publicação, mas com efeitos apenas a partir do dia 09 (quarta-feira).

Eduardo Iunes é servidor concursado do município, mas estava em cargo comissionado com salário de R$ 17.644,30.

Já o concunhado de Iunes, Eduardo Alencar Batista, constava como Assessor-Executivo com salário de R$ 6.360,00.

As exonerações só foram efetivadas após uma ordem para cumprimento da notificação emitida pela Juiza Luiza Sá Figueiredo no dia 03 de Dezembro. A notificação informava o prazo de 72 horas para o cumprimento da decisão que já havia sido proferida em novembro de 2020.

Em defesa da família

Apesar de acatar a ordem judicial, o município chegou a defender a permanência dos familiares do prefeito no cargo sob a alegação de que a manutenção dos mesmos não estaria qualificada dentro das normativas que pudessem ser classificadas como nepotismo.

A decisão da justiça, no entanto, acatou ao pedido do Ministério Público Estadual no processo em que Marcelo Iunes foi denunciado por nepotismo e deferiu o afastamento de seus parentes dos cargos comissionados.

Novo Administrador

O diário Oficial traz ainda a nomeação de um novo presidente para Junta Interventora que administra a Santa Casa de Corumbá. O nome escolhido para substituir Eduardo Aguilar Iunes é do Assessor Especial.

Participe da lista VIP do WhatsApp do  FOLHA MS e receba as principais notícias no seu celular