Vereador sugere grande força-tarefa para combater o Aedes aegypti

Você está visualizando atualmente Vereador sugere grande força-tarefa para combater o Aedes aegypti
  • Autor do post:
  • Post publicado:24 de novembro de 2020

Preocupado com o aumento de casos de doenças causadas pelo mosquito Aedes aegypti (dengue, Zika Vírus, Chikungunya e febre amarela), o vereador Haroldo Cavassa fez um pedido à Prefeitura de Corumbá, no sentido de que seja realizada uma grande força-tarefa na cidade, no sentido de buscar a conscientização da população, para eliminar os focos de proliferação do mosquito.

O pedido foi feito durante sessão ordinária da Câmara Municipal de Vereadores e endereçada ao secretário de Saúde, Rogério dos Santos Leite, com cópia ao prefeito Marcelo Iunes, visando a união de todos em torno desse sério problema.

haroldo
vereador Haroldo Cavassa

“Se não bastasse a pandemia da Covid-19, estamos entrando em um período de chuvas e isso aumentam os focos de proliferação do mosquito, e os riscos da dengue e outras doenças causadas pelo Aedes. Por isso mesmo é preciso conscientizar, orientar a população para prevenir e combater o vetor, eliminando os criadouros, bem como sobre o descarte irregular de lixo, entulho e outros materiais pela cidade, um problema que agrava mais a situação”, disse.

Haroldo ressalta que “a única forma de reduzir os casos de dengue é evitar a proliferação do mosquito causador da doença. Uma parcela deste trabalho é de responsabilidade do Poder Público, porém, a prevenção também deve ser feita pela população”.

“O mosquito costuma depositar os ovos em criadouros com água parada e limpa, como caixas d’água, garrafas e vasos de plantas. As pessoas devem olhar dentro de suas casas todos os dias, observando ambientes que tenham ou possam acumular água, como baldes, tanques, latas, pneus, para evitar que sejam depósitos de ovos e larvas”, completou.

Limpeza

Ainda durante a sessão ordinária Haroldo apresentou outro requerimento direcionado ao secretário de Infraestrutura e Serviços Públicos, Ricardo Campos Ametlla, com cópia prefeito Marcelo Aguilar Iunes, solicitando a limpeza, remoção de lixos, entulhos e galharias no terreno localizado no final da Avenida General Rondon, atrás do Paço Municipal.

“O pedido foi feito pelos moradores que reclamam do grande acúmulo de lixo no local, causando mau cheiro e trazendo riscos iminentes de doenças, tendo em vista o período de chuva e calor intenso, que são fatores que contribuem para a proliferação do Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue, febre amarela, Zika e Chikungunya”, justificou.

No Dom Bosco

A limpeza e remoção de lixo e outros materiais que estão acumulados na calçada da Alameda Cordolina, entre as ruas Marechal Deodoro e José Fragelli, bem como na Rua José Fragelli esquina com a Delamare, no bairro Dom Bosco, foram outros dois pedidos feitos pelo vereador à Prefeitura, por meio de requerimento direcionado ao secretário de Infraestrutura e Serviços Públicos, Ricardo Campos Ametlla, com cópia ao prefeito Marcelo Aguilar Iunes.

Ele explicou que os dois locais estão com muito lixo acumulado, além de entulho descartado de forma irregular, havendo a necessidade da coleta desses resíduos. “Há de se observar que estamos nos aproximando do período chuvoso, o que aumenta a possibilidade de proliferação de doenças em função do acúmulo desses resíduos, e isso pode causar entupimento de galerias de águas pluviais, e inundações. Dessa forma, solicitamos uma ação imediata do Poder Público, além de buscar identificar os responsáveis pelo descarte irregular para uma devida ação punitiva”, finalizou.

Participe da lista VIP do WhatsApp do  FOLHA MS e receba as principais notícias no seu celular