Operação da PF investiga fraudes na concessão de programas assistenciais para estrangeiros em Corumbá

Você está visualizando atualmente Operação da PF investiga fraudes na concessão de programas assistenciais para estrangeiros em Corumbá
  • Autor do post:
  • Post publicado:7 de outubro de 2020

Corumbá (MS)- Cerca de 60 policiais federais participam da Operação Raizes, deflagrada pela Polícia Federal na manhã desta quarta-feira (7), em Corumbá e Campo Grande.

De acordo com informações apuradas pela reportagem do Folha MS, a operação Raízes apura esquema que fraudava documentos para obtenção de autorização de residência e auxílios assistenciais federais a estrangeiros não residentes no País.

O esquema fraudulento, visava à obtenção de autorizações de residência, auxílio emergencial, benefícios do Bolsa Família e acesso ao cartão do SUS, para estrangeiros que não residem no Brasil. O total de 14 mandados de busca e apreensão estão sendo cumpridos todos expedidos pelo Juízo da 1ª Vara Federal de Corumbá, nas cidades de Corumbá e Campo Grande.

raizes2
foto: Divulgação PF

Desde meados de 2019, o Núcleo de Imigração da Delegacia de Polícia Federal de Corumbá, constatou que vários estrangeiros, normalmente com auxílio de “despachantes de serviços migratórios”, formalizavam o pedido de autorização de residência utilizando declarações ideologicamente falsas.

As investigações apontaram que inúmeros estrangeiros fizeram uso de autorizações obtidas de maneira fraudulenta para conseguir a emissão do cartão do SUS e a concessão de benefícios como o Auxílio Emergencial e o Bolsa Família.

Os investigados poderão responder pelos crimes de organização criminosa, estelionato contra a União, falsidade ideológica e uso de documento falso. A Operação foi denominada “Raízes” em razão de os estrangeiros investigados terem obtido, ilegalmente, autorização de residência e outros benefícios sem terem criado quaisquer vínculos com o Brasil.

raizes3

Participe da lista VIP do WhatsApp do  FOLHA MS e receba as principais notícias no seu celular