PF realiza operação contra fraudes em licitações na Prefeitura de Corumbá

Você está visualizando atualmente PF realiza operação contra fraudes em licitações na Prefeitura de Corumbá
  • Autor do post:
  • Post publicado:6 de outubro de 2020

A Polícia Federal deflagou na manhã desta terça-feira (6), a Operação Offset, que investiga fraudes em contratos de licitações que teria o envolvimento de Empresários e servidores públicos municipais da prefeitura de Corumbá.

A ação conta com a participação de 50 policiais federais que cumprem, em Corumbá e em Campo Grande, 12 mandados de busca e apreensão, expedidos pela 1ª Vara Federal de Corumbá.

A investigação teve início após o recebimento de denúncias apontando a ocorrência sistemática de desvios de recursos públicos no Poder Executivo Municipal, cujas irregularidades seriam decorrentes de contratos de prestação de serviços entre a Prefeitura de Corumbá e uma empresa de engenharia sediada em Campo Grande/MS. O dinheiro desviado seria direcionado aos servidores e empresários envolvidos. As investigações também indicaram que parte da verba destinada ao pagamento dos contratos é proveniente de repasse de recursos federais.

O nome da operação faz alusão à conhecida técnica de impressão, já que este é o principal ramo de atividade econômica, registrado nos órgãos competentes, de uma empresa investigada. Destaca-se que a empresa possui registrados ainda outros ramos de atuação completamente diversos da atividade principal, numa clara tentativa de facilitar a participação em diferentes processos licitatórios, mesmo sem deter outras capacidades necessárias. Em tradução livre para a língua portuguesa, a palavra “offset” significa “fora de alinhamento” ou “fora do lugar”.

A Polícia Federal ressalta que, em razão da situação de pandemia da COVID-19, foi planejada uma logística especial de prevenção ao contágio, com distribuição de EPIs a todos os envolvidos na missão, a fim de preservar a saúde dos policiais, testemunhas, investigados e seus familiares.

Contra fraude em licitações a Polícia Federal deflagrou na manhã desta terça-feira (6), a Operação Offset que cumpre mandados em Corumbá e em Campo Grande. Ao todo são cumpridos 12 mandados de busca e apreensão. A operação mira empresários e servidores públicos municipais.

Os mandados foram expedidos pela 1ª Vara Federal de Corumbá. A investigação teve início após o recebimento de denúncias apontando a ocorrência de desvios de recursos públicos na prefeitura, sendo decorrentes de contratos de prestação de serviços entre a prefeitura de Corumbá e uma empresa de engenharia sediada em Campo Grande.

O dinheiro desviado seria direcionado aos servidores e empresários envolvidos. As investigações também indicaram que parte da verba destinada ao pagamento dos contratos é proveniente de repasse de recursos federais.

Participe da lista VIP do WhatsApp do  FOLHA MS e receba as principais notícias no seu celular