PF deflagra operação para apurar responsabilidades dos incêndios que atingem o Pantanal

Você está visualizando atualmente PF deflagra operação para apurar responsabilidades dos incêndios que atingem o Pantanal
Operação foi deflagrada na manhã desta segunda-feira
  • Autor do post:
  • Post publicado:14 de setembro de 2020

A Polícia Federal deflagrou, na manhã desta segunda-feira (14/09), nas
cidades de Corumbá e Campo Grande, a Operação Matáá, com a finalidade de apurar a responsabilidade criminal pelas queimadas na região do Pantanal Sul.

De acordo com informações, imagens de satélites e o sobrevoo das áreas, auxiliaram a Polícia Federal identificar o início e a evolução diária dos focos de queimadas da região.

O dano ambiental conforme apurado, supera mais de 25 mil hectares do bioma pantaneiro, atingindo Áreas de Preservação Permanentes e os limites do Parque Nacional do Pantanal Mato-grossense e da Serra do Amolar. Durante a investigação, para chegar aos locais das queimadas localizados no interior do Pantanal, foram utilizadas aeronaves e embarcações da Polícia Federal.

Os investigados poderão responder pelos crimes de dano a floresta de
preservação permanente (Art. 38, da Lei nº 9.605/98), dano direto e indireto a Unidades de Conservação (Art. 40, da Lei nº 9.605/98), incêndio (Art. 41, da Lei nº 9.605/98) e poluição (Art. 54, da Lei nº 9.605/98), cujas penas somadas podem ultrapassar 15 anos de prisão.

Participam da fase ostensiva da operação 31 policiais federais, que cumprem 10 mandados de busca e apreensão, nas cidades de Corumbá e Campo Grande/MS.

Durante a deflagração foi realizada perícia nas áreas afetadas e oitivas dos envolvidos. As ordens judiciais foram expedidas pelo Juízo da 1ª Vara Federal de Corumbá/MS.

A Operação foi denominada “MATÁÁ”, que significa “fogo” no idioma guató,
em referência aos índios pantaneiros Guatós que vivem nas proximidades das áreas
atingidas.

Participe da lista VIP do WhatsApp do  FOLHA MS e receba as principais notícias no seu celular