TRF de Brasília arquiva ação penal contra ex-presidente Lula

Você está visualizando atualmente TRF de Brasília arquiva ação penal contra ex-presidente Lula
Lula deixou a carceragem da PF nesta sexta-feira (8) / G1
  • Autor do post:
  • Post publicado:1 de setembro de 2020

O Tribunal Regional Federal da 1ª Região, sediado em Brasília, decidiu nesta terça-feira (1) arquivar uma ação penal que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva respondia na Justiça Federal do Distrito Federal. A denúncia foi feita pelo MPF (Ministério Público Federal) em 2016.TRF de Brasília arquiva ação penal contra ex-presidente LulaTRF de Brasília arquiva ação penal contra ex-presidente Lula

De acordo com a acusação, o ex-presidente teria atuado junto ao Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e outros órgãos com o objetivo de garantir a liberação de financiamentos para obras em Angola. Em troca, teria recebido recursos da Odebrecht por meio de palestras que foram realizadas para a empresa.

Ao julgar recurso da defesa, os desembargadores da 4ª turma entenderam que a denúncia do MPF não apontou indícios mínimos de irregularidades e não especificou as condutas ilícitas que teriam sido praticadas. Em nota, a defesa declarou que esta é a quinta ação penal proposta contra o ex-presidente que foi rejeitada.

Participe da lista VIP do WhatsApp do  FOLHA MS e receba as principais notícias no seu celular