Grécia expulsou e deixou pelo menos 1.072 refugiados em botes à deriva, diz jornal

Você está visualizando atualmente Grécia expulsou e deixou pelo menos 1.072 refugiados em botes à deriva, diz jornal
  • Autor do post:
  • Post publicado:19 de agosto de 2020

Uma reportagem do jornal “The New York Times” afirma que o governo da Grécia expulsou e deixou no mar, em um bote inflável à deriva, ao menos 1.072 refugiados. O jornal diz que as expulsões ocorreram nos últimos meses e foram verificadas por três entidades, dois pesquisadores e a guarda costeira da Turquia. O NYT também entrevistou cinco sobreviventes e reuniu fotos e vídeos dos episódios.

O governo da Grécia nega qualquer irregularidade e diz que tem “um histórico comprovado de cumprimento do direito internacional, convenções e protocolos”. E que “isso inclui o tratamento de refugiados e migrantes”.

“Deixei a Síria por medo de um bombardeio – mas quando isso aconteceu, desejei ter morrido sob uma bomba”, disse Najma al-Khatib, uma professora síria de 50 anos, ao jornal.

Ela conta que foi abandonada em um bote sem leme e sem motor junto com outras 22 pessoas, inclusive dois bebês. O grupo foi resgatado pela Guarda Costeira turca. As autoridades gregas, que fizeram ao menos 31 expulsões do tipo, de acordo com o jornal, estariam mascaradas.

Segundo o jornal, as expulsões são ilegais de acordo com o direito internacional.

Ainda conforme o NYT, trata-se da tentativa mais direta e sustentada de um país europeu de bloquear a migração marítima usando suas próprias forças desde o auge da crise migratória em 2015, quando a Grécia era a principal via de acesso para migrantes e refugiados que buscavam entrar na Europa.

Participe da lista VIP do WhatsApp do  FOLHA MS e receba as principais notícias no seu celular