Vereador pede identificação de lixo doméstico onde há casos de Covid-19

Justiça suspende cobrança da taxa do lixo em Corumbá
  • Autor do post:
  • Post publicado:11 de agosto de 2020

Os casos positivos do novo coronavírus continuam aumentando significativamente na cidade, causando preocupação por parte da população e, principalmente, das autoridades municipais, que estão  buscando adoção de medidas necessárias para conter o avanço da Covid-19.

Nesse início de semana, Corumbá chegou à marca de 1.643 casos positivos com 62 óbitos, números que fizeram com que o vereador Haroldo Cavassa sugerisse à Prefeitura de Corumbá, a adoção de novas medidas para conter o avanço da doença.

Por meio de requerimento apresentado ontem, segunda-feira, 10 de agosto, da Câmara, Haroldo sugeriu ao secretário de Saúde, Rogério dos Santos Leite, com cópia ao prefeito Marcelo Iunes, a realização de uma campanha de conscientização e orientação junto à população, em relação ao descarte de lixo doméstico pelas famílias com pessoas infectadas pela Covid-19, para que os trabalhadores responsáveis pela coleta possam identificar e tomar os cuidados necessários, evitando contaminação.

haroldo
Requerimento foi apresentado pelo vereador Haroldo Cavassa

“As pessoas infectadas pelo novo coronavírus devem seguir uma série de orientações e manter diversos cuidados na hora de descartar o lixo doméstico. Por isso estamos fazendo esse pedido ao secretário e prefeito, no sentido de preservar os trabalhadores que fazem o serviço de coleta na cidade”, ressaltou.

O vereador observou que outras cidades brasileiras estão tomando esse cuidado e sugeriu inclusive, seguir o exemplo de Tupã – SP, “onde as famílias com casos de Covid em seus domicílios, estão colocando fita vermelha na superfície do saco que contém os resíduos do paciente infectado, como forma de identificar e evitar contágios”.

O vereador lembra também que, de acordo com as autoridades em saúde pública, os materiais utilizados pelos pacientes em isolamento domiciliar podem infectar outras pessoas. “Por isso, uma simples atitude como essa, pode contribuir para manter a segurança e evitar a contaminação dos trabalhadores que atuam no serviço de coleta de lixo em nosso Município”, completou.

Participe da lista VIP do WhatsApp do  FOLHA MS e receba as principais notícias no seu celular