Corumbá (MS)- No mesmo dia em que ultrapassou a marca dos mil casos confirmados de Covid-19, o município de Corumbá atingiu também lotação máxima dos leites de UTI disponíveis pelo município na Santa Casa de Misericórdia.
Os dados constam no boletim epidemiológico divulgado pela secretaria Municipal de Saúde neste domingo (26).
Desde o início da pandemia, esta é a primeira vez que todos os leitos ficam totalmente ocupados e coloca em estado de atenção devido o forte crescimento de casos com evolução para grave de pacientes diagnosticados como positivo para Covid-19.
A prefeitura que afirmou já ter investido mais de R$ 10 milhões de reais no combate a Covid-19, possui apenas 12 leitos de UTI e apesar de entrar no quarto mês de combate ao novo Coronavírus, a inauguração de uma nova ala com leitos de UTI, só tem previsão de ser inaugurada em 10 dias.
De acordo com o secretário municipal de saúde, o município possui três respiradores reservas e outros cinco devem chegar enviados pela Secretaria Estadual de Saúde que poderão ser ativados em leitos fora do CTI para atender a necessidade de urgência. Em último caso, se a demanda for acima da capacidade de atendimento, há possibilidade de pacientes serem transferidos para Campo Grande enquanto o município aguarda a inauguração dos novos leitos de UTI que já foram habilitados.
O boletim avança também com a informação de que a cidade alcançou neste domingo o número de 1024 casos confirmados da doença, dos quais 583 já estão recuperados e 441 seguem em tratamento.
No hospital 36 pacientes seguem em tratamento, 12 em leitos de UTI, sendo 5 em respiração mecânica e 24 em leitos clínicos. Os demais mantêm o tratamento em isolamento domiciliar.
Estado
Em Mato Grosso do Sul já são 21.015 pessoas com casos confirmados de coronavírus. Em apenas 24 horas, foram registrados 712 novos exames positivos. Além disso, Pedro Gomes entra no mapa de municípios afetados pela doença que já atinge 77 cidades no Estado. Os dados da pandemia foram anunciados na transmissão ao vivo deste sábado (25.07) do Governo do Estado.
O secretário de Estado de Saúde, Geraldo Resende, e a secretária-adjunta, Christinne Maymone, falaram durante a live de hoje que os óbitos e o número de internações têm apresentado expressivos aumentos. “Nós tivemos 11 óbitos de ontem para hoje e chegamos à marca de 292 mortes, com letalidade de 1,5%. Apenas em julho, foram 202 vítimas fatais da doença”, ressaltou Resende.
O titular da pasta ainda falou do aumento na curva de casos confirmados no Estado. “Entre uma semana e outra a elevação foi de 70% nos casos positivos”.