Com normas rígidas de biossegurança transporte intermunicipal entre Ladário x Campo Grande retorna nesta segunda

No momento, você está visualizando Com normas rígidas de biossegurança transporte intermunicipal entre Ladário x Campo Grande retorna nesta segunda
  • Autor do post:
  • Post publicado:18 de julho de 2020

Após quase quatro meses interrompido devido ao avanço da Covid-19, o serviço de transporte coletivo intermunicipal, entre a região pantaneira e a capital do estado voltará a funcionar a partir desta segunda-feira (20).

O retorno das atividades só foi possível após um acordo judicial firmado entre a prefeitura de Ladário e o Ministério Público Estadual e principalmente pelo estabelecimento de normas rígidas de biossegurança que deverão ser cumpridas, tanto pelo município como pela empresa que detém a concessão do transporte intermunicipal.

Conforme apurado pela reportagem do Folha MS, entre as medidas de biossegurança que serão adotas, está a limitação do número de passageiros em cada uma das viagens que não poderão ultrapassar os 50% de capacidade dos coletivos.

Uma barreira sanitária com agentes de saúde no setor de embarque e desembarque também está entre as medidas que prevê o impedimento de ingresso dentro do coletivo de pessoas que durante a triagem, apresentarem algum dos sintomas da doença.

Dentro do ônibus também deverão ser respeitados o uso obrigatório de máscaras e ainda o distanciamento mínimo entre passageiros. A empresa e prefeitura se comprometeram também a fornecerem itens de higienização como álcool em gel, aos passageiros no terminal de embarque e dentro do ônibus que irá realizar o trajeto.

A medida tem como principais objetivos, garantir aos munícipes que necessitam em razão de saúde realizar a viagem para Campo Grande, tenham condições de serem transportados para dar continuidade ao tratamento. Ainda conforme o Ministério Público Estadual, “a interdição do terminal rodoviário gera riscos à integridade física e segurança das pessoas, uma vez que sujeitaria os passageiros a embarcarem e desembarcarem em vias públicas e rodovias”.

Uma vez que na prática o transporte de pessoas entre municípios continua sendo realizado por meio de transportes clandestinos com serviços sendo oferecidos abertamente, sem que sejam respeitas minimamente as normas de segurança e ainda sem nenhum mecanismo legal que impeça a entrada e saída do município, ampliando assim, os riscos de contaminação da população.

Já com o retorno do transporte intermunicipal regular, foi fixado que cada um dos passageiros, tanto no momento do embarque quanto do desembarque, será submetido ao preenchimento de uma ficha de dados que serão utilizados para o monitoramento sanitário e melhor controle da entrada e saída de pessoas na cidade.

O transporte entre Ladário x Campo Grande e Campo Grande x Ladário já possui horários fixados. Segundo informações da Empresa Andorinha, inicialmente serão dois horários diariamente com saídas previstas de Ladário às 09h45 e 22h15 e com saídas de Campo Grande às 10 horas e 23h59.

As vendas das passagens já iniciaram através do site da Empresa e Aplicativo de Celular e a partir de segunda-feira (20), poderão ser feitas na garagem da empresa localizada na Rua Porto Carrero e também no ponto de embarque e desembarque em Ladário localizado na Avenida 14 de março nº 32.

Em Campo Grande o serviço de transporte intermunicipal se mantém ativo desde o dia 13 de junho após autorização por meio de decreto municipal que também prevê medidas rígidas de biossegurança e plano de contenção de riscos.