Parentes do prefeito de Corumbá aparecem em lista de beneficiários do auxílio emergencial

Você está visualizando atualmente Parentes do prefeito de Corumbá aparecem em lista de beneficiários do auxílio emergencial
  • Autor do post:
  • Post publicado:24 de junho de 2020

Corumbá (MS)- Desde que os dados referentes ao pagamento do Auxílio Emergencial do Governo Federal foram divulgados em site da transparência, e disponibilizado publicamente, uma onda de questionamentos alusivo a pessoas que receberam o benefício tomou conta do país.

De empresários a personalidades famosas e funcionários que ocupam cargos públicos, muitos foram os nomes de pessoas que supostamente, não necessitariam de solicitar o auxílio emergencial a serem questionados pela população.

Vale ressaltar, que há muitos casos de pessoas que tiveram seus nomes utilizados indevidamente para solicitar o benefício.

Em Corumbá, a situação não foi diferente. Após uma ação do site Midiamax incentivar a população de todas as cidades do estado de Mato Grosso do Sul a verificarem a listagem individualizada por municípios, munícipes estranharam a presença de familiares do atual prefeito Marcelo Iunes.

De acordo com a matéria publicada no site da Capital, ao ser questionado o prefeito teria explicado que que o irmão, Ernani Aguilar Iunes e a irmã, Josefina Aguilar Iunes, teriam se cadastrado, pois, um trabalha com emprego informal e a outra está desempregada.

iunes
Nome de familiares do prefeito e da primeira-dama estariam na lista de beneficiários do Auxílio Emergencial

A matéria afirma ainda, que no contato feito com o chefe do executivo corumbaense, Marcelo Iunes informou, inicialmente, que os irmãos deverão devolver o benefício à Caixa Econômica Federal.

Além dos irmãos, parentes da primeira-dama, esposa do prefeito, também aparecem na lista. Iunes não comentou sobre os familiares da esposa. A listagem com os nomes de beneficiários do auxílio podem ser conferidos de  A a E, de F a L e de M a Z.

Divulgação das listas

Esses valores são as parcelas já disponibilizadas na conta dos beneficiários, não sendo possível afirmar se foi sacado. Se alguém tiver recebido de forma indevida, também pode usar o link para devolução voluntária.

Vale lembrar que as informações são todas oficiais, disponibilizadas pelo Portal da Transparência do Governo Federal, mantido pela Controladoria-Geral da União (CGU). O Ministério da Cidadania é responsável pela gestão e base de dados do programa assistencial criado por causa da pandemia do novo coronavírus, que causa Covid-19.

Controle Social

Jornal Midiamax incentiva em Mato Grosso do Sul o ‘controle social’, que é a participação ativa da população no combate à corrupção com denúncias sobre suspeitas e fraudes no pagamento do Auxílio Emergencial.

Assim, no Portal da Transparência, você pode comunicar oficialmente ao Ministério da Cidadania com a ferramenta Fala.BR. Ou pode ainda indicar se alguém recebe um benefício indevidamente pelo link “Fique de Olho!”.

Participe da lista VIP do WhatsApp do  FOLHA MS e receba as principais notícias no seu celular