Paraguaio é o terceiro estrangeiro a morrer de Covid-19 em Corumbá

Você está visualizando atualmente Paraguaio é o terceiro estrangeiro a morrer de Covid-19 em Corumbá
  • Autor do post:
  • Post publicado:16 de junho de 2020

Corumbá (MS)- Mais um homem de nacionalidade estrangeira faleceu com sintomas do covid-19 nas dependências da Santa Casa de Corumbá. Este é o segundo caso registrado nas últimas 24 horas.

No início da noite desta terça-feira (16), um homem de 71  anos e nacionalidade paraguaia, veio a óbito após procurar atendimento com sintomas do Covid-19 no dia 11 de junho. Informações apuradas pela reportagem do Folha MS, são de que a vítima morava na Bolívia onde teria ocorrido o contágio e procurou atendimento médico em Corumbá onde possui familiares residentes.

Em nota, a secretaria de saúde informou que o paciente teria sido internado no CTI-Covid com quadro de insuficiência respiratória, mas o quadro de saúde evoluiu para insuficiência severa e veio a óbito no início da noite desta terça-feira (16)

Desde o início da pandemia, apenas uma das quatro vítimas fatais que foram atendidas em Corumbá é brasileiro. Um caminhoneiro de 53 anos que morreu depois de contrair Covid-19 e com histórico de viagens para Santa Cruz de La Sierra e São Paulo. Os outros três óbitos são de pacientes estrangeiros, dois bolivianos, e um paraguaio.

O secretário de saúde Rogério Leite, a situação crítica que se estabeleceu na Bolívia e a ausência de atendimento médico naquele país, estaria provocando a chegada de muitos pacientes estrangeiros que estariam adentrando a cidade por meio de estradas clandestinas e procurando atendimento médico na Santa Casa de Corumbá já em estado muito grave.

A situação expõe ainda a fragilidade na fiscalização da área fronteiriça de Corumbá que vem recebendo constantemente pacientes daquele país. A falta de uma fiscalização e controle efetivo, coloca em risco todo trabalho das autoridades e população que desde o dia 23 de março, fechou o acesso por meio de transporte coletivo à cidade e ainda impôs restrições no horário de funcionamento do comércio e fechamento das feiras livres.

O boletim divulgado nesta terça-feira, aponta 145 casos confirmados da doença e ainda 68 casos sob investigação.

Participe da lista VIP do WhatsApp do  FOLHA MS e receba as principais notícias no seu celular