Após ampliar testagem rápida, casos confirmados de Covid-19 dispara em Campo Grande

Você está visualizando atualmente Após ampliar testagem rápida, casos confirmados de Covid-19 dispara em Campo Grande

Depois de semanas com dados bem inferiores aos registrados em municípios do interior, Campo Grande voltou ao topo das confirmações de covid-19 em apenas 1 dia. E o avanço foi espantoso. Desde ontem, são 126 infectados a mais segundo o Boletim Epidemiológico da Secretaria de Saúde do Estado.

Para ficar claro o tamanho do avanço, a Capital nunca registrou mais de 30 confirmações de um dia para o outro. No acumulado, a cidade registra 560 infectados e ainda segue atrás de Dourados, que somou 93 casos em 24 horas, com 849 no total.

Segundo a Secretária de Saúde do Município, o número expressivo de casos confirmados em Campo Grande desde ontem é decorrente do aumento na testagem, com o lançamento parcial dos resultados de testes rápidos de anticorpos IgM e IgG.

Ainda conforme a Sesau, 80% das pessoas que testaram positivo já não apresentam sintomas, apenas os anticorpos da doença.  “Não apresentam mais a fase ativa do vírus, sendo considerados curados”, reforça a Sesau.

De 1º a 10 de junho, a Sesau afirma que submeteu pelo menos 700 pessoas aos exames rápidos no polo do Parque Ayrton Senna, nas barreiras sanitárias, unidades de Saúde de 7 regiões e entre servidores da Secretaria, em estratégia de testagem ampliada para diagnosticar dados mais reais da prevalência do vírus no município.

Na avaliação do prefeito Marquinhos Trad, o salto de 126 casos ainda não assusta, porque não comprometem a rede hospitalar.

Segundo a Secretaria Estadual de Saúde, na Magrorregião de Campo Grande, são 28 pessoas internadas, 18 em enfermarias e 10 em UTIs. A Sesau informa que do total, 15 são pacientes da Capital.

Mesmo assim, Marquinhos reforça o alerta para o isolamento. “Esse número é resultado da ausência de cumprimento das regras. As pessoas, com o passar dos dias, estão achando que é um vírus que já passou, que aqui não cola”.

A cidade é a com maior número de óbitos, são 8 das 25 mortes registrada em Mato Grosso do Sul desde o início da pandemia.

Participe da lista VIP do WhatsApp do  FOLHA MS e receba as principais notícias no seu celular