Além do coronavírus, vereador pede cuidados com a Dengue e H1N1

Você está visualizando atualmente Além do coronavírus, vereador pede cuidados com a Dengue e H1N1
Foto: Divulgação PMC - Mutirão da limpeza é importante para eliminação de focos em potencial do Aedes aegypti
  • Autor do post:
  • Post publicado:11 de abril de 2020

A pandemia do Covid-19 está sendo uma preocupação geral e em Corumbá, todos os cuidados estão sendo tomados no combate ao coronavírus. Mas, existem outras doenças que não podem ser descuidados, principalmente a dengue, Chikungunya e Zika vírus, bem como a gripe H1N1 com a vacinação em massa do público alvo.

O assunto foi levantado pelo vereador Haroldo Cavassa durante sessão do Poder Legislativo, quando, na oportunidade, ele pediu aos secretários Rogério dos Santos Leite (Saúde). Ricardo Ametlla (Infraestrutura e Serviços Públicos), bem como ao prefeito Marcelo Iunes, a continuidade das ações de combate ao mosquito Aedes aegypti, e atenção especial à H1N1.

Para o  vereador, é preciso que as equipes da Prefeitura intensifiquem a campanha de combate ao mosquito, com visitas domiciliares, inclusive com notificações dos proprietários de terrenos baldios que apresentam situações de riscos.

haroldo
Foto: Ascom –

“Há necessidade de ações emergenciais em nosso munícipio, uma vez que, de acordo com o resultado do boletim epidemiológico da Secretaria Estadual de Saúde, Corumbá está com 3.390 notificações, sendo 258 casos confirmados”, reforçou, citado que vários bairros da cidade mostram condições apropriadas para proliferação do mosquito, devido inclusive ao descaso por parte da população, e também do poder púbico que “não faz  o serviço de conservação com a frequência necessária em relação à limpeza”, citou.

Nessa mesma linha, Haroldo está solicitado ao Município, serviços de limpeza, roçada de matos e remoção de entulhos no quadrilátero formado pelas ruas Alan Kardec, 13 de Junho, Delamare e República da Bolívia, no Bairro Dom Bosco. Além de desobstruir a passagem para pedestre, vai eliminar locais que podem se tornar focos de proliferação do Aedes aegypti, e a limpeza, roçada de matos, remoção de lixos e entulhos na Rua 13 de junho, entre as ruas Ladário e Tenente Melquíades de Jesus.

Infraestrutura

Haroldo solicitou ainda à pasta de Infraestrutura, a realização de estudos técnicos visando substituir as atuais bocas de lobo existentes na cidade, pelos chamados ‘bueiros inteligentes’ questão fazendo sucesso em São Paulo e Minas Gerais, principalmente.

O sistema consiste na instalação de um coletor (filtro ou peneira) de resíduos sólidos na entrada das galerias de escoamento de água com a instalação de caixa de metal, removível, que permite a passagem de água e pode ser facilmente retirada do bueiro para recolhimento do lixo que fica retido, impedindo o entupimento das galerias subterrâneas, evitando enchentes nos períodos de chuvas intensas.

Sobre esse assunto, o vereador solicitou recuperação da boca de lobo localizada na Alameda Otávio da Costa esquina com a Alameda Salgado Filho, que se encontra com falhas na grade de proteção, com limpeza do local; pavimentação da Rua Monte Castelo, que dá acesso ao Hospital da CASSEMS, além do recapeamento asfáltico da Rua Totico de Medeiros, entre a Albuquerque e a Alameda 17BC, no Bairro Centro América.

Participe da lista VIP do WhatsApp do  FOLHA MS e receba as principais notícias no seu celular