Município monitora 19 pessoas que tiveram contato com homem diagnosticado com COVID-19 em Corumbá

Você está visualizando atualmente Município monitora 19 pessoas que tiveram contato com homem diagnosticado com COVID-19 em Corumbá
Entrevista coletiva na manha desta terça-feira / Foto: Renê Márcio Carneiro
  • Autor do post:
  • Post publicado:7 de abril de 2020

Corumbá (MS)- Dezenove pessoas que tiveram contato direto com o homem de 48 anos, que testou positivo para contágio pelo Coronavírus em Corumbá, estão sendo monitoradas. A informação foi confirmada pelo secretário municipal de saúde Rogério Leite na manhã desta terça-feira (7), durante entrevista coletiva que teve a transmissão online pelo facebook da prefeitura.

Conforme relatou o secretário de saúde, as pessoas que tiveram contato direto com o homem desde antes da apresentação dos sintomas foram mapeadas e passaram a serem monitoradas pela vigilância sanitária. Rogério informou que até o momento, nenhuma apresentou sintomas característicos do COVID-19, apenas os pais do homem apresentaram sintomas leves de síndrome gripal.

As 19 pessoas foram orientadas a permanecerem em isolamento social dentro de casa e o paciente segue internado no CTI de Corumbá, mas não necessitou até o momento de ser entubado.

Os testes rápidos para diagnostico do COVID-19, só serão realizados nas pessoas que tiveram contato com o paciente logo no início dos sintomas e que também apresentem algum tipo de sinais característicos da doença como gripe, coriza, rouquidão ou ainda falta de ar.

Isolamento Social

Apesar dos esforços do município em reforçar a necessidade de um isolamento social para coibir a propagação do vírus na cidade, é fundamental a participação da população, dos empresários e comerciantes neste momento.

É o que destaca o secretário de saúde Rogério Leite. As medidas tomadas quanto a redução no expediente comercial, decreto de toque de recolher, encerramento das linhas de transporte regular intermunicipal entre outras, só se tornam efetivam com o cumprimento das mesmas pela sociedade.

Nos últimos dias, o município tem observado um aumento na movimentação de pessoas que se aglomeram em filas de banco, casas lotéricas e estabelecimentos comerciais, contrariando as recomendações da organização mundial da saúde.

Participe da lista VIP do WhatsApp do  FOLHA MS e receba as principais notícias no seu celular