Corumbá destina 70 leitos para o atendimento ao tratamento de pacientes com COVID-19

santa casa
Santa Casa de Corumbá
  • Autor do post:
  • Post publicado:7 de abril de 2020

Corumbá (MS)- Após ter a confirmação do primeiro caso de contágio pelo novo Coronavírus, a Prefeitura de Corumbá através da Secretaria Municipal de Saúde, reforçou em entrevista coletiva na manhã desta terça-feira (7), a importância de se mantém as determinações já adotadas para conter o avanço do contágio na cidade.

O secretário municipal de saúde, Rogério Leite, destacou que o planejamento feito pela administração só terá efetividade com o comprometimento da população, empresários e comerciantes em respeitar as ações estipuladas pela prefeitura como a redução do contato social e toque de recolher.

Através de recursos próprios, da união, do estado e repasses de emendas parlamentares, o município esclareceu que estará disponibilizando o total de 70 leitos para atendimento de possíveis pacientes que venham a necessitar de atendimento pelo covid-19.

Conforme explicou o secretário, a cidade irá transferir o atendimento emergencial que é ofertado na Unidade de Pronto Atendimento do bairro Guatós, para a UBS da Nova Corumbá, deixando assim, a UPA com 30 leitos para atendimento exclusivo de pacientes com sintomas leves do Covid-19.

Outros 20 leitos serão disponibilizados no setor SB2 da Santa Casa também para pacientes com sintomas leves da doença.

Para os pacientes que por ventura vierem a necessitar de atendimento intensivo, o município dobrou a oferta de leitos em UTI, de 10 para 20 leitos com respiradores que serão dispostos em uma área isolada do CTI da Santa Casa de Corumbá.

Marcelo Iunes ainda solicitou ajuda dos comerciantes para que evitem a aglomeração de consumidores e que protejam seus funcionários com EPIs (equipamentos de proteção Individual). “Estamos buscando o apoio do governo do Estado para que a Polícia Civil e a Polícia Militar atuem com mais rigor em relação ao Toque de Recolher”, prosseguiu.

O prefeito reiterou que o trabalho da Prefeitura segue intenso também em relação à dengue e ao H1N1, demonstrou o trabalho feito pela equipe de Vigilância com as pessoas que tiveram contato com o caso positivo, e agradeceu o empenho dos servidores envolvidos no trabalho, principalmente os da Saúde.

“São pessoas que deixam seus familiares em casa e vão defender a nossa saúde. Em respeito a esses profissionais, pedimos que a população nos ajude. Fique em casa, evite aglomerações e siga as orientações. Esse vírus é altamente contagioso e não existe cura. Por isso temos que prevenir. Dessa forma protegemos todas as pessoas que amamos”, finalizou o prefeito.

*Com informações Ascom PMC

Participe da lista VIP do WhatsApp do  FOLHA MS e receba as principais notícias no seu celular