Boletim da SES traça perfil de pacientes confirmados com Covid-19 em MS

Você está visualizando atualmente Boletim da SES traça perfil de pacientes confirmados com Covid-19 em MS
  • Autor do post:
  • Post publicado:2 de abril de 2020

Campo Grande (MS)- O último boletim divulgado pela Secretaria Estadual de Saúde em relação ao avanço do Coronavírus em Mato Grosso do Sul, traçou um perfil das vítimas que testaram positivo até aqui.

Com 51 casos confirmados, o número praticamente dobrou no intervalo de apenas uma semana, quando o número era de 25 pessoas contaminadas no dia 26 de março. A estatista pode ser ainda maior, segundo confirmou o secretário de saúde Geraldo Rezende, frente a dificuldade em diversas cidades na realização dos testes.

Campo Grande concentra a maior parte dos casos, mas cidades do interior como Sidrolândia, Ponta Porã, Rio Verde de Mato Grosso, Batayporã, Dourados, Nova Andradina e Três Lagoas também surgem no registro com casos confirmados, o que mostra o avanço da contaminação dentro do Estado.

Até o momento, não há indícios de que Mato Grosso do Sul tenha a contaminação local pelo Covid-19 e todos os casos confirmados até o momento possuem histórico de pacientes com viagens ao exterior, cidades onde há circulação interna do vírus ou contato direto com outros pacientes contaminados.

Chama a atenção no relatório, o fato de apenas 13,7% dos que testaram positivo para o Coronavírus em MS, pertencerem ao chamado grupo de risco. Os números, desmistificam a tese de que pessoas com idade abaixo dos 60 anos, tenham maior resistência ao contato com o vírus, ou se manteriam assintomáticas.

O perfil reforça a importância com o cuidado recomendado pela Organização Mundial da Saúde e da SES com as medidas adotadas para impedir o avanço da doença, como o isolamento social, fechamento do comércio e escolas entre outras.

A atenção também deve ser destacada com os mais jovens, após um bebê de apenas três meses de idade testar positivo no Estado.

Casos Suspeitos

Até esta quarta-feira, Mato Grosso do Sul registrava além dos casos confirmados, 39 casos suspeitos que aguardam resultado laboratorial para descarte ou confirmação de contágio.

Participe da lista VIP do WhatsApp do  FOLHA MS e receba as principais notícias no seu celular