Operação vai repatriar 787 brasileiros vindos da Bolívia pela fronteira com Corumbá

Receita Federal Corumba
  • Autor do post:
  • Post publicado:1 de abril de 2020

Corumbá (MS)- Uma operação coordenada pelo Consulado Geral do Brasil em Santa Cruz de La Sierra, com apoio das autoridades locais bolivianas, vai promover o repatriamento em massa de aproximadamente 750 brasileiros que vivem no país e desejam retornar ao Brasil.

De acordo com informações apuradas pela reportagem do Folha MS, desde o dia 27 de março o consulado brasileiro recebe o credenciamento dos interessados em retornarem via terrestre que será feita através do fretamento de uma frota de ônibus. A partida do primeiro grupo formado por cerca de 500 brasileiros está programada para acontecer nesta quinta-feira (2), com chegada na fronteira em Corumbá.

A Bolívia vive um momento de quarentena total imposta pelo governo interino, como medida para tentar evitar a propagação do Covid-19 em seu território. As informações constam no site do Itamaraty que trata através do seu consulado toda parte de organização junto ao governo boliviano o traslado dos cidadãos brasileiros.

No total 18 ônibus serão responsáveis pelo transporte que será feito de Santa Cruz até a fronteira com o Brasil em Corumbá.

repatriamento

Destino Campo Grande e São Paulo

Ao chegarem na cidade de Corumbá, os repatriados contarão com o fretamento de ônibus que terão como destino as cidades de Campo Grande e São Paulo. Todo custo da operação corre por conta de cada pessoa inscrita individualmente, sendo Bs 170, o custo da passagem de Santa Cruz de La Sierra à Corumbá e R$ 120,00 para os que desejarem o embarque para Campo Grande e R$ 350,00 para os brasileiros que desejam seguir viagem para São Paulo. Existe também a possibilidade de que seja realizado o fretamento de ônibus para Goiânia, mas a informação não foi confirmada até a publicação desta matéria.

Em contato com o secretário municipal de saúde de Corumbá, Rogério Leite, o mesmo relatou que, com exceção das pessoas com residência na cidade, os demais deverão seguir imediatamente para o embarque às cidades com os destinos já pré-determinados e não permanecerão em Corumbá.

O município não possui um local específico ou hotel destinado para trânsito ou quarentena. Ainda conforme o secretário, a barreira sanitária já está atuando nas duas principais entradas da cidade e estará junto com a Força Nacional, PRF, Polícia Federal, auxiliando no controle de entrada de todos os passageiros que após passarem pelos procedimentos recomendados pelo Ministério da Saúde, serão orientados a permanecerem em quarentena.

No entanto, os comunicados oficiais emitidos pelo Consulado Geral do Brasil em Santa Cruz, observa a possibilidade do cidadão providenciar por meios próprios, sua deslocação em território brasileiro, desde que observado a legislação vigente em decorrência da pandemia.

Foi dada ciência aos brasileiros sobre as restrições de trânsito, bem como a ausência momentânea de linhas regulares de transporte intermunicipal na cidade de Corumbá, bem como as restrições de trânsito, horário comercial e toque de recolher imposto pela administração municipal.

Devido ao impedimento de trânsito local estabelecido pelo governo boliviano, o consulado informou que buscou junto as autoridades efetivar a devida comunicação sobre a operação e ainda estabelecer pontos de recolhimento espalhados pela cidade para facilitar a deslocação dos passageiros.

Quarentena

Segundo autoridades de saúde do Brasil, todo cidadão que chegar de viagem internacional será orientado a permanecer em quarentena independentemente de apresentar sintomas ou não da contaminação pelo Covid-19, como forma de evitar uma possível propagação do vírus.

Participe da lista VIP do WhatsApp do  FOLHA MS e receba as principais notícias no seu celular