Sérgio moro determina fechamento das fronteiras com países que bloquearam acessos com o Brasil

  • Autor do post:
  • Post publicado:27 de março de 2020

O ministro da Justiça, Sergio Moro, assinou nesta sexta-feira (27)l, uma portaria fechando as fronteiras com os países que já haviam fechado as fronteiras com o Brasil.

Deste modo, estrangeiros de qualquer país que estejam viajando para países que estavam com as fronteiras fechadas não poderão sequer passar pelo território brasileiro.

O decreto trata também dos cidadãos de países que estejam com suas fronteiras fechadas. A medida vale inclusive para pontes aéreas.

As empresas aéreas estão autorizadas a impedir o embarque de pessoas que se encontrem nessas situações.

o ministro sergio moro da justica e seguranca publica participa nesta segunda feira 24 de reuniao com o governador do ceara
Moro ordenou fechamento de fronteiras Imagem: Jarbas Oliveira/Estadão Conteúdo

Atualmente, países que fazem fronteiras terrestres com o Brasil, como Argentina, Bolívia e Paraguai estão com suas fronteiras fechadas. Além disso, países como China, Itália, Dinamarca e Espanha proibiram a circulação de turistas

Ação Parlamentar

No último dia 23, a Deputada Federal Beatriz Cavassa, enviou um ofício ao Ministro da Justiça Sérgio Moro, pedindo providências para reforçar o fechamento da fronteira de Corumbá com a Bolívia.

De acordo com a Deputada, a medida se faz necessário devido ao frequente trânsito de pessoas de nacionalidade não brasileira que acessam a região, comprometendo todo esforço feito pela população no controle da propagação do Coronavírus.

No expediente a parlamentar lembrou ainda que o país vizinho vem adotando uma medida radical e enérgica para impedir o acesso de  brasileiros em seu território, mas que o mesmo não vem sendo observado ao lado brasileiro.

vala
Valas sendo abertas na fronteira Brasil – Paraguai — Foto: Gazeta News

O mesmo ocorreu na fronteira do Paraguai com as cidades sul-mato-grossenses, onde o acesso chegou a ser impedido com arame farpado e uma vala, aberta para impedir a passagem de veículos que pudessem vir do lado brasileiro.

*Com informações Uol

Participe da lista VIP do WhatsApp do  FOLHA MS e receba as principais notícias no seu celular