Exército inaugura placa em homenagem aos trabalhos do marechal Rondon em Corumbá

No momento, você está visualizando Exército inaugura placa em homenagem aos trabalhos do marechal Rondon em Corumbá
  • Autor do post:
  • Post publicado:4 de março de 2020

Como parte das comemorações dos 155 anos de nascimento do marechal Cândido Mariano da Silva Rondon – celebrados em 05 de maio –, o Exército Brasileiro inaugurou uma placa em homenagem ao trabalho do marechal Rondon na instalação das linhas telegráficas no antigo estado do Mato Grosso integrado.

A solenidade, realizada em frente à sede da Administração da Hidrovia do Rio Paraguai (Ahipar), foi presidida pelo Comandante Militar do Oeste, general de Exército Lourival Carvalho Silva. Também participaram da cerimônia o comandante da 18ª Brigada de Infantaria de Fronteira Ricardo Franco, general de Brigada Ronaldo Morais Brancalione; o diretor-presidente da Fundação da Cultura e do Patrimônio Histórico de Corumbá, Joilson Cruz, e o primeiro-vice-presidente da Câmara Municipal, vereador Tadeu Vieira.

O Exército fez a instalação de uma placa alusiva ao projeto cultural ‘Os Passos de Rondon’ homenageando os 116 anos da inauguração da estação telegráfica de Corumbá pelo marechal Rondon em 1° de janeiro de 1904, no local onde hoje funciona a Administração da Hidrovia do Rio Paraguai.

Localizado na rua 13 de Junho, 960, o prédio onde funciona a Ahipar foi construído em 1904 para sediar a mais importante Estação Telegráfica do então estado de Mato Grosso. Na época, Corumbá – um dos maiores centros de comércio fluvial do Brasil – contava com pelo menos 300 quilômetros de linha de postes para comunicação. A construção do prédio teve à frente o engenheiro mato-grossense Cândido Mariano da Silva Rondon, mais conhecido como Marechal Rondon.