Juíza vê improbidade em ato que dispensou licitação para contratar empresa no carnaval de Corumbá

Você está visualizando atualmente Juíza vê improbidade em ato que dispensou licitação para contratar empresa no carnaval de Corumbá
  • Autor do post:
  • Post publicado:20 de fevereiro de 2020

Corumbá (MS)- Uma liminar concedida pelo Poder Judiciário da Comarca de Corumbá, reiterou a ilegalidade no ato recorrente da Prefeitura de Corumbá, em alegar inexigibilidade para efetuar contratos diretos sem licitação, com empresas privadas para prestação de serviços.

Em decisão nesta quarta-feira (19), a Juíza Luiza Vieira Sá de Figueiredo, destacou “saltar aos olhos” a impropriedade no que concerne à justificava de “dispensa” de licitação, fundamentada, na verdade, em hipótese de inexigibilidade do inciso IIII do artigo 25 da Lei de Licitação.

A magistrada ressaltou também que não há o que se falar em contratação de emergência, em vista de um evento que ocorre na cidade há décadas, além de ser uma festividade dotada de inequívoca previsibilidade.

O documento que traz a concessão da liminar impetrada por KARBECK SEGURANCA EIRELI,  para suspender os efeitos da contratação emergencial da empresa M.M DA SILVA SERVIÇOS DE VIGILANCIA E SEGURANÇA EIRELI e dos atos e procedimentos que lhe deram origem, especificamente do “aviso de ratificação – dispensa de licitação – processo n.º 5465/2020 – SMSP”, publicado no D.O de Corumbá, Edição nº 1.856, de 18/02/2020, redigido, ao final, pelo Secretário Municipal de Segurança Pública.

O município teria usado um artigo na lei de licitação que autoriza a realização de contratação com dispensa de licitação, para artistas renomados.

Na decisão a Juíza reforçou que: “… a natureza do serviço contratado – segurança privada – não comporta, na espécie, inexigibilidade, muito menos com fundamento na exceção do artigo 25, III, da Lei de Licitação, destinada à contratação direta de artista renomado.

Confira a decisão na íntegra

Participe da lista VIP do WhatsApp do  FOLHA MS e receba as principais notícias no seu celular