Prefeitura nomeia gestor, promete restauro e até videomonitoramento no Cristo Rei do Pantanal

Cristo-Rei-Abandonado
Local sofre com a falta de infraestrutura para atendimento ao turista e população corumbaense ?: Folha MS
  • Autor do post:
  • Post publicado:15 de janeiro de 2020

Corumbá (MS)- A Prefeitura de Corumbá anunciou nesta terça-feira, (14), que deverá promover intervenções para melhorar a infraestrutura no Complexo do Cristo Rei do Pantanal.

Um dos principais pontos turísticos para contemplação do Pantanal, sofre atualmente com o descaso do poder público e ações de vandalismo que geraram uma onda de comentários negativos por parte de turistas de diversas regiões do país que visitaram o local nos últimos anos.

As avaliações foram postadas em um dos principais sites turísticos do Brasil o TripAdvisor.

O município já havia publicado através do Diário Oficial, a contratação de uma empresa pelo valor de R$ 237.233,52 (duzentos e trinta e sete mil, duzentos e trinta e três reais e cinquenta e dois centavos), para, segundo o próprio documento, realizar a pintura e manutenção elétrica e hidráulica do espaço.

Após toda repercussão, a nota reconhece a importância do local para o turismo corumbaense e que o mesmo requer um “cuidado especial”, mas se isenta da responsabilidade pela precariedade em que o mesmo se encontra e atribui a necessidade das intervenções que iniciarão por conta da atual situação, que teria sido motivada “ora por vandalismo e depreciação do tempo”.

A previsão da diretora- presidente da Fundação de Turismo do Pantanal (FUNDTUR Pantanal), Elisângela Oliva, é de que a obra possa começar já no início de fevereiro, tendo a possibilidade de estar concluída até as comemorações da Semana Santa, período este que os fiéis fazem a procissão das luzes na via dolorosa.

O projeto prevê, além de serviços preliminares, a pintura interna e externa das dependências do CAT (Centro de Atendimento ao Turista), reparos diversos (vidros, corrimão, fechaduras, espelhos), recuperação da Via Sacra (restauro e pintura), restauro e pintura do Cristo Rei, instalação hidrossanitária, impermeabilização das lajes do CAT, corredores, banheiros, e lanchonete, reparo de instalações elétricas, substituição de refletores de lâmpadas por led, troca de tomadas e interruptores, aterramento de cabos, recuperação do portão de acesso, instalação de alambrado na subida da Via Sacra e colocação de Guarda Corpo.

Além das intervenções descritas, em um segundo momento, a Fundação de Turismo do Pantanal implantará no equipamento, nova sinalização e programação visual, oferecendo aos visitantes todas as informações necessárias sobre os atrativos disponíveis na localidade.

Cristo-rei
Estátua que compõe a via sacra estão totalmente danificadas ?: Folha MS

Ainda segundo a diretora-presidente, um projeto de vídeo monitoramento está pronto e deverá ser implantado, visando coibir os atos de vandalismo sobre as obras de arte e o patrimônio público. É importante ressaltar que a responsabilidade de manter os espaços dignos para visitação é de todos os cidadãos.

Gestor para o Espaço

A publicação do Diário Oficial desta terça-feira (14), trouxe a designação de um servidor municipal, para atuar como Gestor do Complexo Cristo Rei do Pantanal. Conforme as informações contidas no documento, a designação leva em consideração a necessidade em se manter os espaços e ferramentas públicas de interesse do turismo em pleno e bom funcionamento.

cristo gestor

Participe da lista VIP do WhatsApp do  FOLHA MS e receba as principais notícias no seu celular