Vereador pede intensificação de ações preventivas de combate ao mosquito da dengue

dengue-combate
Vereador pede que seja reforçado o trabalho preventivo
  • Autor do post:
  • Post publicado:29 de novembro de 2019

Corumbá (MS)- De forma a trabalhar a prevenção contra o avanço da proliferação do mosquito transmissor da dengue, o vereador Haroldo Cavassa, apresentou um requerimento na sessão ordinária da Câmara Municipal de Corumbá, solicitando a intensificação das ações por parte do poder executivo, no sentido de evitar epidemia da doença na cidade.

O requerimento foi direcionado ao prefeito municipal e ao secretário de Saúde Rogério Leite.

haroldo
Solicitação foi feita pelo vereador Haroldo Cavassa

“Estamos iniciando o período de chuvas que, junto ao calor intenso e a sujeira, são fatores que contribuem para a proliferação do mosquito. As campanhas são importantes visando a prevenção que é o melhor caminho para evitar doenças transmitidas pelo mosquito”, citou.

Haroldo destaca que são “necessárias ações mais abrangentes para conscientizar a população para alguns cuidados básicos e simples, que podem minimizar o aumento e a incidência dessas doenças. O envolvimento do poder público, da sociedade civil e da população em geral, será fundamental para o sucesso da campanha de erradicação dessas doenças em nossa cidade”, reforçou.

Infraestrutura

A pavimentação de vias localizadas nos bairros Aeroporto e Nossa Senhora de Fátima, estão sendo solicitadas por Haroldo, em atendimento a reivindicações de moradores, visando melhoria da qualidade de vida das famílias residentes nessas regiões.

Os requerimentos foram direcionados ao secretário de Infraestrutura e Serviços Públicos, Ricardo Ametlla, com cópias ao prefeito Marcelo Iunes. No primeiro, Haroldo pede a pavimentação em lajotas sextavadas da Alameda Primavera (entrada pela Rua Monte Castelo, entre as ruas Edu Rocha e Cyríaco de Toledo, no Bairro Aeroporto., que favorecerá também o trânsito de veículos, reduzindo a poeira provocada pelo tráfego, corrigindo imperfeições da via e valorizando os imóveis.

O vereador pediu também o lajotamento da Rua Major Gama, trecho entre a Rua Dom Pedro II e a parte superior da Ladeira, na região conhecida como Morro da Formiga, para melhorar o acesso de veículos na região, facilitando a subida e descida de veículos, principalmente durante as chuvas.

Haroldo solicitou também a drenagem da Rua Santa Catarina, na esquina com a Alameda Carlos Dobes, no Bairro Popular Nova. “É um pedido da comunidade para eliminar os constantes alagamentos que estão ocorrendo no local, após a pavimentação da José Fragelli”, explicou.

Prevenção de alagamentos

O vereador observa que, em períodos de chuvas, ocorrerem alagamentos na região, inclusive inundando residências, causando transtornos aos moradores.

Outra região que sofre o mesmo problema é o Centro América. Haroldo informou que é preciso executar serviços de drenagem na Rua Rui Barbosa, trecho compreendido entre as ruas Albuquerque e Professor Hélio Benzi. “Como não há saída, a água fica empossada no local, provocando mal cheiro, além de servir de criadouro para o mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, Zika e Chikungunya”, reforçou.

Outros pedidos do vereador à pasta de Infraestrutura se referem a execução de serviços para eliminar um buraco na Rua São Carlos, entre as ruas São Pedro e Nossa Senhora do Carmo, no Bairro Maria Leite, aberto para correção de um vazamento, que tem causado problemas no tráfego de veículos, aumentando a possibilidade de acidentes. Além disso, Haroldo diz que ainda há evidências de vazamento no trecho.

Solicitou ainda a instalação de luminárias na Rua Dom Pedro I, entre as ruas Luís Feitosa e Firmo de Matos, para atender as necessidades dos moradores que se sentem inseguros em virtude da ausência de iluminação, o que potencializa os roubos e furtos na região.

Trânsito

À Agência Municipal de Trânsito e Transporte (Agetrat), o vereador sugeriu estudos no sentido de implantar uma rotatória ou conjunto semafórico no cruzamento da Rua Delamare com a 7 de Setembro, devido ao fluxo intenso de veículos nas duas vias, inclusive com velocidade acima do permitido.

Ele lembra que na 7 de Setembro o estacionamento é realizado em 45º, o que acaba dificultando a visão dos motoristas que trafegam na Rua Delamare, tornando o arriscado e aumentando a possibilidade de acidentes.

Também à Agetrat, o vereador solicitou reinstalação de uma placa de sinalização (PARE) na Rua Gonçalves Dias esquina com a Rua 7 de Setembro, para melhor orientar os motoristas. Ele cita que a placa existe somente em um lado da via, o que implica em riscos de acidente.

Participe da lista VIP do WhatsApp do  FOLHA MS e receba as principais notícias no seu celular