Vereador cobra informações sobre andamento do processo para instalação do aterro sanitário em Corumbá

Você está visualizando atualmente Vereador cobra informações sobre andamento do processo para instalação do aterro sanitário em Corumbá
Lixão de Corumbá já deveria ter sido desativado / Foto: Erik Silva
  • Autor do post:
  • Post publicado:21 de novembro de 2019

Corumbá (MS)- O andamento do processo firmado entre as prefeituras de Corumbá e Ladário sobre a implantação do aterro sanitário que iria atender as duas cidades, foi um dos temas abordados durante sessão ordinária na Câmara Municipal de Corumbá.

O assunto foi levado ao plenário pelo vereador Haroldo Cavassa, que através de requerimento, encaminhado a diretora-presidente da Fundação do Meio Ambiente de Corumbá, Ana Cláudia Moreira Boabaid, com cópia ao prefeito Marcelo Iunes. O parlamentar cobrou informações atualizadas sobre o procedimento, se já existe prazos firmados para o início das obras e se as comissões especiais responsáveis por acompanhar todo projeto já teriam ao menos sido criadas.

“O esclarecimento e informações são importantes para melhor transparência de todo o processo, e para que possamos dar retorno à população sobre o assunto, uma vez que se trata de soma vultosa e subsidiada com recursos públicos”, comentou.

Infraestrutura

Por outro lado, também durante sessão da Câmara, Haroldo Cavassa requereu uma série de melhorias na área de infraestrutura, principalmente para melhorar as condições de tráfego na área urbana de Corumbá. As reivindicações foram direcionadas ao secretário de Infraestrutura e Serviços Públicos, Ricardo Ametlla, com cópia ao prefeito Marcelo Iunes.

Um dos pedidos se refere a obras de drenagem e pavimentação asfáltica da Rua São Paulo, entre as ruas Firmo de Mattos e Luís Feitosa Rodrigues, visando atender interesses dos moradores e oferecer melhor qualidade de vida e valorização dos imóveis da região.

Pediu também o lajotamento da Alameda B, entre a Rua Paraná e a Alameda Anésia Pinheiro, e da Alameda Carandá, entre a Rua Paraná e a Alameda Anésia Pinheiro, no Bairro Cristo Redentor, para melhorar a qualidade de vida e valorização dos imóveis da região, além de eliminar a poeira provocada pela movimentação de veículos, e corrigir as  imperfeições dos acessos, provocadas pelas águas das chuvas.

Está ainda solicitando o recapeamento asfáltico na Rua São Francisco, entre as ruas Eugênio Cunha e São Pedro, no Bairro Maria Leite, para atender anseios dos moradores. Haroldo explicou que o trecho se encontra danificado, prejudicando tráfego de veículos e de pedestres.

Solicitou a limpeza das calçadas da Rua Dom Pedro II, entre as ruas 21 de Setembro e Firmo de Matos, e imediações. Explicou que a região está em péssimas condições, dificultando tráfego de pedestres, o que obriga as pessoas a transitar pela rua, em meio aos veículos.

“Visitamos o local e pudemos constatar que as calçadas estão, em sua maioria, tomadas por sujeita e mato. Isso faz com que os pedestres trafeguem pela rua, o que é um risco, já que estão sujeitos a atropelamentos. Vale ressaltar que são recorrentes os acidentes nesses cruzamentos”, informou.

O vereador pediu ainda a execução de obra na Avenida Rio Branco, no ponto de ônibus existente em frente ao Campus Pantanal da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Segundo ele, é preciso uma intervenção no trecho para que a água de chuva possa correr normalmente, evitando transtornos aos usuários do transporte coletivo.

Outro pedido, direcionado à Agetrat, se refere à faixa de pedestre em frente à Escola Macena de Brito, na Rua Cabral, entre as Ruas Firmo de Matos e Luís Feitosa Rodrigues, que necessita de nova pintura. “O trecho é movimentado, com grande fluxo de veículos, e é preciso recuperar a faixa para maior segurança dos pedestres que transitam no local, especialmente os estudantes”, disse.

*Com informações Ascom CMC

Participe da lista VIP do WhatsApp do  FOLHA MS e receba as principais notícias no seu celular