Corumbá (MS)- Diante de denúncias sobre o uso excessivo da força por parte da segurança no Carnaval de Corumbá, a Prefeitura, por meio da Fundação da Cultura, divulgou uma nota oficial reafirmando sua posição contrária a qualquer tipo de violência contra foliões e trabalhadores do evento.
A manifestação ocorreu após a divulgação de um vídeo que mostra policiais militares expulsando um grupo de foliões na Rua Frei Mariano com golpes de cassetete. Segundo relatos, três jovens ficaram feridos, um deles com fratura no nariz, e precisaram de atendimento no pronto-socorro.
Reclamações de ambulantes
Além dos casos de agressão, ambulantes que atuam na praça de alimentação do circuito do Carnaval relataram que foram forçados a encerrar suas atividades de forma abrupta, mesmo com clientes aguardando atendimento.
Com a repercussão do caso, a Prefeitura informou que entrou em contato com a Polícia Militar e acertou a flexibilização do horário de funcionamento da praça de alimentação. No entanto, a nota oficial não mencionou diretamente as denúncias de truculência.

Nota oficial da Prefeitura

“Carnaval é festa, é alegria, é cultura! Mas, acima de tudo, é um momento de respeito e convivência.
Não aceitamos nenhum tipo de violência e não aceitaremos qualquer forma de excesso, seja contra trabalhadores do Carnaval ou foliões.
Aos nossos amigos ambulantes e comerciantes da praça de alimentação, saibam que vocês têm todo o nosso apoio. Hoje, inclusive, o horário será estendido para que possam trabalhar com tranquilidade. O que realmente importa é que todos sejam respeitados.
Em contato com o Comando Geral da PM e o Comando do 6º Batalhão da PM, acertamos a flexibilização do horário para que todos tenham condições de pular o Carnaval com tranquilidade.
Segurança deve ser sinônimo de proteção. Em nossa cidade, alegria, paz e justiça sempre estarão juntas!”