Turistas flagram sucuri de 5 metros após engolir capivara em Rio de MS

Você está visualizando atualmente Turistas flagram sucuri de 5 metros após engolir capivara em Rio de MS
Animal mede aproximadamente 5 metros
  • Autor do post:
  • Post publicado:5 de novembro de 2019

Uma sucuri de 5 metros de comprimento foi flagrada por um grupo de turistas após engolir uma capivara às margens do Rio Paraná, em Aparecida do Taboado, a 456 km de Campo Grande. De acordo com a Polícia Militar Ambiental (PMA), o registro foi feito na última quinta-feira (30), próximo de uma área que é frequentada por pescadores.

Conforme o subtenente Braguini da Polícia Militar Ambiental na região, a sucuri estava próxima da ponte rodoferroviária e usava alguns galhos para descansar durante o processo de digestão: “Como ela usa a musculatura e a contração para se locomover, ela está com dificuldades por conta do tamanho da presa que engoliu”, explicou ao G1.

Pelas imagens gravada por turistas, o animal tenta submergir, mas por conta do tamanho da capivara que engoliu, fica na superfície do rio. Em outro trecho da gravação, a sucuri se acomoda em alguns galhos de árvores para descansar depois de algumas tentativas de ir para o fundo do rio.

Sucuri que engoliu capivara é flagrada próximo de área frequentada por banhistas em MS
Conforme o subtenente, a sucuri provavelmente teria pego a presa momentos antes de ser flagrada: “Como ela fez um esforço muito grande para matar a capivara, ela procurou um apoio [galhos] para não ficar boiando, pois não tinha nem começado o processo de digestão”, explicou.

Braguini ainda informou que, nesses casos, não é proibido fotografar ou filmar, mas orientou manter distância do animal: “pode filmar, fazer fotos, mas deixa o animal em paz. Não jogue pedras, não fique importunando. Ele precisa dessa tranquilidade para digerir o alimento”, afirma.

Segundo o subtenente, em casos de maus tratos, o responsável pode ser autuado, com multa inicial de mil reais que pode ser alterada de acordo com o dano causado ao animal, além de pena de detenção.

Participe da lista VIP do WhatsApp do  FOLHA MS e receba as principais notícias no seu celular