Sexto dia de protestos na Bolívia é marcado por confrontos e 30 pessoas ficam feridas

Você está visualizando atualmente Sexto dia de protestos na Bolívia é marcado por confrontos e 30 pessoas ficam feridas
Foto: El Deber
  • Autor do post:
  • Post publicado:29 de outubro de 2019

Bolívia (MS)- Sexto dia de protestos na Bolívia foi marcado pela violência de confrontos entre membros simpatizantes do Governo de Evo Morales e opositores que pedem a realização do segundo turno das eleições presidenciais, vencida, segundo o Tribunal Superior Eleitoral boliviano, pelo atual presidente, mas sob suspeitas de fraude eleitoral.

A Capital Econômica do país, registrou ao final do dia, ao menos 30 pessoas feridas, cinco delas por arma de fogo, segundo relata a imprensa local. Os confrontos foram registrados em diversos pontos de Santa Cruz de La Sierra.

O mais grave deles foi observado no “Plano dos Três Mil” onde um homem flagrado com uma arma de fogo teria efetuado pelo menos 15 disparos, ferindo a cinco pessoas que participavam dos protestos, uma delas em estado grave.

A polícia foi acionada e precisou intervir fazendo cessar momentaneamente os confrontos no local.

Fronteira Brasil x Bolívia

Na fronteira da Bolívia com o Brasil, o acesso de veículos entre as cidades de Corumbá e Puerto Quijarro continua fechada, dessa vez, manifestantes descarregaram terra na Ponte da Amizade, linha internacional, para fechar o acesso.

O comércio local também está prejudicado com as lojas permanecendo abertas somente até as 12 horas. A abertura é mantida, segundo representantes dos Comitês Cívicos, para que a população possa se abastecer.

Mas os bloqueios que se estendem ao longo das rodovias que cortam o país impede a chegada de mantimentos e produtos que começam a faltar nas prateleiras. População reclama que serviços de coleta de lixo também não estão efetuando a recolha de dejetos que se acumulam em algumas ruas da cidade.

O temor de que a greve geral chegasse também aos serviços de abastecimento de água, foram descartados pelas autoridades que emitiram um comunicado informando que as atividades permanecem normalmente e não correm o risco de serem interrompidas.

 

Participe da lista VIP do WhatsApp do  FOLHA MS e receba as principais notícias no seu celular