Projetos que preveem a melhoria da infraestrutura de assentamentos de Mato Grosso do Sul foram debatidos pelo governador em exercício Murilo Zauith no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). A intenção do gestor é conseguir recursos federais para recuperar os acessos de pelo menos 200 assentamentos.
No encontro, realizado na terça-feira (13), Murilo apresentou o Programa de Mapeamento de Estardas Vicinais de Acesso a Aldeias e Comunidades Rurais da Agesul (Agência Estadual de Gestão de Empreendimentos), vinculada à Seinfra (Secretaria de Estado de Infraestrutura). O programa visa melhorar as condições de estradas e fortalecer a agricultura familiar.
“Queremos as estradas com boas condições, cascalhadas e com pontes de concreto”, afirmou o gestor. Segundo ele, a sinalização da ministra Tereza Cristina foi positiva. “Podemos fazer um termo de cooperação para atender os assentamentos e as milhares de famílias que produzem e precisam das estradas para levar a produção às cidades”, emendou.
Tereza Cristina afirmou que “o ministério vai fazer todos os esforços para empenhar recursos do orçamento do próximo ano” para executar o programa. Para ela, arrumar as estradas para produção também ajuda o homem do campo nas áreas da educação e da saúde, pois facilita o tráfego de ônibus escolares e ambulâncias.
Depois do encontro, Murilo revelou que os custos para recuperar os acessos dos assentamentos estão sendo levantados pela Agesul. O processo que vai quantificar a quilometragem entre os assentamentos e as cidades deve ficar pronto dentro de 40 dias.