Projeto busca parceiros para monitorar nascentes do Alto Paraguai

Você está visualizando atualmente Projeto busca parceiros para monitorar nascentes do Alto Paraguai

Apresentado durante programação da 71ª Reunião Anual da SBPC (Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência), no campus da UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul), em Campo Grande, o Projeto Cabeceiras busca empresas e entidades parceiras para desenvolver tecnologia de gestão da bacia hidrográfica do Alto Paraguai, no Pantanal. A iniciativa pretende mapear as nascentes dos rios que percorrem a planície alagável, criar medidas para preservação do bioma e construir base de dados para pesquisadores.

O projeto foi desenvolvido pelo Ibict (Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia), subordinado ao MCTIC (Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações). O programa foi apresentado no fim do ano passado e pleiteou R$ 5 milhões em investimentos do Ministério do Desenvolvimento Regional. A pasta repassou apenas R$ 700 mil – equivalentes a 14% do recurso solicitado.

A apresentação durante a SBPC foi acompanhada por representantes da UFMS, Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária), IHP (Instituto Homem Pantaneiro) e iniciativa privada. De olho em futuras parcerias, o coordenador de Tecnologias Aplicadas a Novos Produtos do Ibict, Tiago Braga, justifica que “o projeto não precisa ser desenvolvido necessariamente do zero”.

Segundo ele, entidades como o próprio IHP já desenvolvem trabalhos e ferramentas de monitoramento no Alto Paraguai. “Fazer esse tipo de parceria é muito importante, principalmente em um momento que as ONGs [Organizações Não-Governamentais] passam por questionamentos públicos. Não podemos desperdiçar trabalho sério”, completa.

Ainda conforme Braga, o Ibict trabalha com o conceito de ciência cidadã e busca o desenvolvimento de tecnologias junto com comunidades locais e ONGs que já atuam na região.

O encontro foi finalizado com encaminhamentos, como indicação de pessoas e instituições que pudessem contribuir com a criação da plataforma; definição dos marcos de interesse do projeto; mapeamento das nascentes da bacia do Alto Paraguai; e proposição do cronograma inicial do projeto.

Evento

Maior evento científico da América Latina, a 71ª edição da Reunião Anual da SBPC é realizada pela primeira vez em Campo Grande, na UFMS, e segue com portões abertos até sábado (27). Serão pelo menos 250 conferências, palestras, rodas de conversa, oficinas e minicursos. As atrações são gratuitas. A programação do encontro está disponível aqui.

Participe da lista VIP do WhatsApp do  FOLHA MS e receba as principais notícias no seu celular