Ponta Porã e Nioaque comemoram aniversário nesta quinta-feira

Você está visualizando atualmente Ponta Porã e Nioaque comemoram aniversário nesta quinta-feira
  • Autor do post:
  • Post publicado:18 de julho de 2019

Os municípios de Ponta Porã e Nioaque comemoram aniversário de emancipação político-administrativa nesta quinta-feira (18). Ponta Porã celebra 107 anos, enquanto Nioaque completa 129.

PONTA PORÃ

De acordo com dados da prefeitura, a emancipação político-administrativa de Ponta Porã ocorreu através do Decreto N° 617, do dia 18 de julho de 1912. Nele, o então governador do Mato Grosso Joaquim Augusto da Costa Marques, estabeleceu os limites do novo município sendo que ao Norte os rios Ivinhema, Brilhante e Santa Maria; ao Sul pelo Paraguai; ao Leste pelo Rio Paraná e a Oeste pelos municípios de Bela Vista e Maracaju.

Os festejos de comemoração começaram no dia 10 de junho, com inaugurações e lançamento de obras em várias regiões da cidade e distrito e a programação segue até o dia 11 de agosto, com passeio ciclístico.

NIOAQUE

Nioaque ganhou o curioso apelido de cidade das vogais, pois em seu nome constam todas as vogais do alfabeto.

O nome da cidade também diz muito sobre a origem dos primeiros habitantes da região. Seu topônimo deriva da palavra tupi-guarani “Anhuac” que traduzida para o Português significa “Clavícula quebrada”. Anhuac, era a designação do rio, hoje Nioaque, que banha a cidade. Sua grafia antiga era “Nioac””.

A programação começou às 8h, com hasteamento da Bandeira na Praça XV de Novembro. Às 16h, haverá a tradicional feira noturna, com show da dupla Jhonny e Marcos.

Festividades continuam com ações no sábado (20) e passeio cíclistico e caminhada no domingo (21), além da 4ª Etapa do Campeonato Sul-mato-grossense de canoagem.

Participe da lista VIP do WhatsApp do  FOLHA MS e receba as principais notícias no seu celular