Obras de pavimentação e drenagem avançam nos bairros de Corumbá

Você está visualizando atualmente Obras de pavimentação e drenagem avançam nos bairros de Corumbá
  • Autor do post:
  • Post publicado:17 de julho de 2019

Segue em ritmo acelerado a implantação de pavimentação e drenagem profunda que a Prefeitura Municipal de Corumbá executa nos bairros da parte alta de Corumbá (região Sul). Nesta terça-feira, 16 de julho, o prefeito Marcelo Iunes visitou o canteiro de obras nas ruas São Paulo e Dom Pedro II, no bairro Popular Nova.

“As ruas de Corumbá que estamos recuperando, todas estão sendo com drenagem e todo o recapeamento e pavimentação é com Concreto Betuminoso Usinado a Quente (CBUQ), que apresenta maior tempo de vida útil”, explicou Iunes. O chefe do Executivo afirmou que é preciso garantir a infraestrutura para num segundo momento desenvolver serviços de paisagismo e urbanismo nas vias.

Iunes reforçou que as ações integram um pacote que contempla pavimentação e drenagem – já em realização ou executadas – nas ruas Marechal Floriano, Marechal Deodoro, Paraná e Minas Gerais. Os serviços, que ampliam a rede de infraestrutura do município, são executados com recursos da Prefeitura Municipal.

No bairro Dom Bosco (região Norte), o Município executa os mesmos serviços no bairro Dom Bosco. Lá, a Prefeitura faz a pavimentação asfáltica e instalação de drenagem nas ruas Alan Kardec, Marechal Floriano, Marechal Deodoro e rua República da Bolívia.

67 quadras

Todos estes serviços fazem parte de um projeto que estabelece a execução de obras de drenagem e pavimentação em 67 quadras da cidade, com recursos próprios a partir de financiamento do Fundo Financeiro para o Desenvolvimento dos Países da Bacia do Prata (Fonplata).

A região Norte de Corumbá terá 3.396 ml de drenagem de águas pluviais em tubos de concreto e implantação de pavimentação asfáltica totalizando 48.447 metros quadrados que atingirão 35 quadras dos bairros aeroporto e Dom Bosco.

Por sua vez, na região Sul serão implantados 2.715 ml de drenagem de águas pluviais em tubos de concreto e 43.506 metros quadrados de pavimentação asfáltica em 31 quadras nos bairros Nova Corumbá, Popular Nova e Cristo Redentor.

O Fonplata

O Município vai receber um total de 40 milhões de dólares do financiamento disponibilizado pelo Fonplata. Outros US$ 40 milhões, como contrapartida estabelecida pela parceria do Município e do Governo do Estado.

São cinco anos para execução total do projeto. Corumbá terá cinco anos de carência para iniciar o pagamento do financiamento, que deve ser quitado num período de 13 anos. Ao todo, o Município terá 18 anos para pagar o empréstimo de US$ 40 milhões contraído com o Fonplata.

São diversas ações voltadas para o desenvolvimento de áreas de recreação e descanso, infraestrutura de vias e drenagem, recuperação do patrimônio histórico e fomento do turismo.

Participe da lista VIP do WhatsApp do  FOLHA MS e receba as principais notícias no seu celular