Manifestação em favor da democracia fecha fronteira e bloqueia estradas em Quijarro e Puerto Suárez

Você está visualizando atualmente Manifestação em favor da democracia fecha fronteira e bloqueia estradas em Quijarro e Puerto Suárez
Fronteira será fechada a partir da meia noite / Foto: Arquivo
  • Autor do post:
  • Post publicado:9 de julho de 2019

Fronteira (B0/BR)- Um paro cívico realizado em todo departamento de Santa Cruz de La Sierra, incluindo os municípios fronteiriços de Puerto Quijarro e Puerto Suárez na província de German Bush. A fronteira com Corumbá está fechada desde as 00 horas desta terça-feira e deve permanecer por 24 horas.

De acordo com o presidente do Comitê Cívico de Puerto Suárez, a paralisação ocorre com a intensão principal de que o atual presidente Evo Morales e o Vice-Presidente Alvaro Garcia Linera, respeitem o voto popular do referendo realizado em 2016, que votaram contra a possibilidade em uma mudança na legislação do país, que favoreceria Evo Morales com a possibilidade de disputar um terceiro mandato.

comitecivico
Presidente do Comitê Cívico de Puerto Suárez

“Estamos buscando que se respeite a constituição e se quisermos termos vitória em nossa luta devemos buscar todos juntos pelos nossos objetivos e por isso como foi acordado em assembleia realizada no dia 25 de junho, todos os municípios departamentais de Santa Cruz realizaremos o paro cívico por 24 horas. Nós de Puerto Suárez aderimos e cumprimos o acordado, fechando a carreteira Bioceânica e aguardamos que todos os municípios que ficam ao decorrer da rota, assim também o façam para que tenhamos cada vez mais força”, disse o presidente do Comitê Cívico de Puerto Suárez Wilfredo Campero.

A passagem de carros e caminhões está impedida, mas pedestres atravessam a linha internacional sem problemas.

Em Santa Cruz de La Sierra, o presidente cívico, Luis Fernando Camacho, foi encarregado de iniciar a paralisação e descreveu o dia como “histórico” e pediu o apoio de todos os cidadãos para o restabelecimento da democracia e o respeito ao voto popular.

manifestação
Fronteira foi fechada desde as 00 horas desta terça-feira

*Colaboraram com esta reportagem Pikinho Mejia e Ercel Arteaga

 

Participe da lista VIP do WhatsApp do  FOLHA MS e receba as principais notícias no seu celular