Piloto de aeronave que disse ter sido sequestrado e obrigado a resgatar membro do PCC é preso pela Polícia

Você está visualizando atualmente Piloto de aeronave que disse ter sido sequestrado e obrigado a resgatar membro do PCC é preso pela Polícia
Edmur foi preso nesta manhã em Paranaíba (Foto: Divulgação)
  • Autor do post:
  • Post publicado:27 de junho de 2019

O piloto Edmur Guimara Bernardes, de 77 anos, que teria sido sequestrado no último dia 18 em Paranaíba, a 407 quilômetros da Capital, foi preso nesta manhã (27). A prisão foi feita em fase da Operação Ícaro, da Deco (Delegacia Especializada de Combate ao Crime Organizado).

De acordo com a Polícia Civil, esta fase da operação é denominada ‘Rota Caipira’. Equipes da Deco estão no município desde segunda-feira e atuam com a Delegacia Regional e 1ª Delegacia de Paranaíba. Idevan Silva Oliveira, o funcionário do aeroporto que teria testemunhado o sequestro também foi preso.

Além das prisões, foram cumpridos sete mandados de busca e apreensão em três residências, uma fazenda e três hangares do aeroporto do município. Durante a semana, a polícia investigou e fez a reprodução simulada do suposto sequestro, apurando o roubo.

Neste período também foi verificada a rota do avião, confirmando que a aeronave esteve no Paraguai e também na Bolívia. A polícia verifica suposta participação do piloto e do funcionário do aeroporto no crime e envolvimento com facção criminosa.

Sequestro e roubo de aeronave

Edmur teria sido sequestrado no dia 18, em casa, e levado pelos suspeitos até o aeroporto de Paranaíba. Idevan relatou à polícia que os bandidos estavam armados e exigiram um determinado avião, que foi roubado e levado com o piloto, enquanto ele teria sido deixado amarrado.

Após mais de 30 horas o piloto foi encontrado em Cáceres, no Mato Grosso, e alegou que foi sequestrado e obrigado a seguir para a Bolívia e Paraguai, onde os supostos sequestradores resgatariam um membro do PCC. Ele ainda contou que fugiu com a aeronave em um descuido dos assaltantes.

Edmur já teve envolvimento em casos de tráfico de drogas e contrabando. Em um dos casos mais antigos, foi detido pela Polícia Federal em setembro de 2000. A prisão aconteceu após a PF apreender 138 quilos de cocaína em um hangar, em Paranaíba.

A droga pertencia a um pecuarista e seria transferida de um avião para o fundo falso de um caminhão. Na época, os suspeitos tentaram dizer que transportavam hormônios bovinos. Edmur era um dos responsáveis pelo descarregamento da droga em Paranaíba

Participe da lista VIP do WhatsApp do  FOLHA MS e receba as principais notícias no seu celular