Reinaldo diz que busca opções para “se possível restabelecer o abono”

Reinaldo Azambuja
Reinaldo durante coletiva à imprensa na manhã desta segunda-feira. (Foto: Leonardo Rocha)
  • Autor do post:
  • Post publicado:29 de abril de 2019

O governador Reinaldo Azambuja (PSDB) garante que está buscando alternativas para “diminuir o impacto” com o corte do abono de R$ 200,00 dos servidores estaduais. “Não é que o governo não quer dar. O problema é que estamos no limite prudencial e isso pode prejudicar o Estado”, voltou a dizer na manhã desta segunda-feira, durante evento no Tribunal de Justiça.

Está prevista para hoje nova rodada de conversas para decidir o destino do benefício e Reinaldo Azambuja não parece estar irredutível em relação ao fim do pagamento. “Estamos buscando meios para, se possível restabelecer o abono”, afirma.

Mas o governador condiciona o benefício à melhora na condição financeira do Estado. “Se destravar a reforma da previdência e houver incremento por meio da Lei Kandir, por exemplo, já melhora a nossa situação”, avalia. Segundo ele, o governo federal está disposto a pagar a compensação da Lei Kandir, mas precisa confirmar o enxugamento nos gastos com a previdência.

Reinaldo diz que “o dialogo continua aberto, mas é preciso ter de responsabilidade dos dois lados. O servidor tem de entender que estamos impossibilitados pela legislação”, adverte.

Ao funcionalismo, o governador garante que a equipe que cuida das finanças e da administração estudam opções “para diminuir o impacto”. Nos bastidores, a alternativa ventilada é a volta da carga horária de meio período, como forma de compensar reajuste zero e o corte do abono.

O governador informa que todas “as possibilidades” serão levadas para análise da comissão criada pela Assembleia Legislativa para acompanhar as negociações com os servidores.

Participe da lista VIP do WhatsApp do  FOLHA MS e receba as principais notícias no seu celular