Transplante de Coração volta a ser realizado em MS após credenciamento do Hospital da Cassems

You are currently viewing Transplante de Coração volta a ser realizado em MS após credenciamento do Hospital da Cassems
Foto: Messias Ferreira
  • Post author:
PUBLICIDADE

O Hospital Cassems de Campo Grande é considerado apto pelo Ministério da Saúde, a realizar transplantes de coração. A Portaria nº 509, de 17 de abril de 2019, autorizando esse tipo de procedimento foi publicada, na quinta-feira (25) na edição 79 do Diário Oficial da União. 

A unidade hospitalar foi a única contemplada com a liberação para transplantes cardíacos e a equipe terá como responsável técnico o cirurgião cardiovascular Carlos Barbosa.

PUBLICIDADE

A equipe é composta ainda pelos médicos cardiologistas Carolina Figueiroa de Brito e Mauro Rogério de Barros Wanderley júnior, pelo cirurgião torácico Diogo Gomes Augusto e pelos anestesiologistas Lilian Queiroz de Paula Lorentz e Rafael Nascimento.

Segundo o cirurgião cardiovascular Carlos Barbosa, desde 2013 Campo Grande não realiza um transplante de coração e com “o credenciamento do Hospital Cassems será possível iniciar uma nova fase no intuito de salvar vidas e contribuir para a redução da fila de espera por um coração”.

O processo para o credenciamento do Hospital como unidade transplantadora já tem mais de um ano e iniciou com a captação de órgãos. Em seguida o Governo do Estado concedeu autorização para transplantar.

Em parceria com o INCOR foram realizadas aulas semanais para detalhar os processos relacionados ao transplante cardíaco. “Estamos há 18 meses em contato com Incor, com aulas semanais para a equipe que coordenará este processo, nós fizemos um grande levantamento de documentação e de reestruturação para podermos ser habilitados para esse serviço e para nós é motivo de muito orgulho reativar este importante serviço em nosso estado”, esclarece a médica Priscilla Alexandrino, diretora técnica do Hospital Cassems de Campo Grande.

PUBLICIDADE

Para o diretor clínico do HCCG, o médico Marcos Bonilha, o credenciamento para transplante de coração é “mais uma conquista importante para o Hospital que vem superando várias barreiras na busca por excelência e qualidade em seu atendimento”.

Já o presidente da Cassems, Ricardo Ayache, estar habilitado para um dos mais grandiosos atos da medicina, que é o transplante cardíaco, mostra que o Hospital está no caminho certo rumo a excelência do atendimento em saúde.

“Nosso hospital é jovem, vamos completar 3 anos de vida, mas temos uma equipe dedicada, capacitada e a estrutura física necessária para reativar essa área de transplantes em MS”

Ricardo Ayache

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE