Suplente de vereador em Corumbá é preso com armas em operação contra o jogo do bicho
O empresário e suplente de vereador em Corumbá, Marcelo Tadeu Cabral, conhecido como Marcelão, foi preso em flagrante nesta terça-feira (25) em Campo Grande. A detenção ocorreu durante uma operação do Grupo de Atuação Especial de Repressão ao Crime Organizado (Gaeco) que investiga uma organização criminosa voltada à exploração do jogo do bicho.
De acordo com informações apuradas pela reportagem do Folha MS, o mandado de prisão contra Marcelão foi cumprido na Capital, enquanto o de busca e apreensão ocorreu em um imóvel em Corumbá.
No endereço de Corumbá, localizado na Rua Antônio João, centro da cidade, a equipe do Gaeco encontrou uma pistola calibre .380, dois carregadores e 46 munições, além de um celular. Os itens estavam escondidos em uma caixa de celular dentro de um armário. A casa apresentava sinais de abandono e a entrada foi feita com uso moderado da força.

Marcelão está detido na Delegacia de Pronto Atendimento Comunitário (Depac) no bairro Tiradentes, em Campo Grande. Ele foi candidato a vereador pelo PSDB em Corumbá nas eleições de 2024, terminando como suplente, e já havia concorrido em 2012 sem sucesso. Em sua declaração de bens, o empresário informou possuir um veículo avaliado em R$ 75 mil e ser sócio-proprietário da empresa Galo de Ouro, com capital de R$ 55 mil. A empresa, com nome fantasia Show de Prêmios Pantanal, foi aberta em 2019 e atua em suposta consultoria de gestão empresarial, além de promoção de vendas.
A ação desta terça-feira é o quarto desdobramento da Operação Successione, que já identificou uma “organização criminosa armada, violenta, que se dedicava à exploração de jogos ilegais, corrupção e demais delitos correlatos”, segundo nota do Ministério Público de Mato Grosso do Sul (MPMS).
A operação cumpre ao todo 20 mandados de prisão preventiva e 27 de busca e apreensão em cinco cidades de Mato Grosso do Sul — Dourados, Campo Grande, Corumbá, Maracaju e Ponta Porã — e também em outros três estados: Paraná, Goiás e Rio Grande do Sul.

Entre os alvos da operação estão membros da família Razuk. Foram presos o ex-deputado estadual Roberto Razuk e seus filhos Jorge e Rafael Razuk, que são pai e irmãos do deputado estadual Neno Razuk. O parlamentar não é alvo desta fase. O advogado Rhiad Abdulahad, filho de José Eduardo Abdulahad, um dos gerentes do jogo do bicho em Ponta Porã, também foi detido.
