Saltenha Fest: 5ª edição do Festival Gastronômico chega a Corumbá em novembro

saltenha fest
Evento contará com 15 barracas
FacebookWhatsAppTelegramCopy LinkMessengerPrintFriendlyShare

No dia 10 de novembro, Corumbá será palco do Saltenha Fest, evento que celebra os laços culturais entre Brasil e Bolívia por meio da gastronomia. A saltenha, iguaria boliviana muito apreciada na cidade, se tornou parte do cotidiano dos corumbaenses e também atrai turistas.

Organizado pelo ativista cultural Arturo Ardaya, descendente de bolivianos e confeiteiro da tradicional saltenha, o festival promove a integração entre os povos da fronteira e busca superar barreiras culturais através do sabor.

O prato, que se assemelha a um pastel ou empanado, não tem origem em Salta, na Argentina, como muitos pensam. Segundo Ardaya, a receita foi popularizada por Juana Manuela Gorriti, uma mulher de Salta que, durante seu exílio na Bolívia, no final do século 19, começou a vender a “empanada caudaloso“, que logo se tornaria a famosa saltenha.

Arturo Ardaya, conhecido por promover eventos que fortalecem a integração cultural entre bolivianos e corumbaenses, idealizou o festival como uma forma de valorizar as tradições culinárias da Bolívia e, ao mesmo tempo, celebrar o acolhimento dos moradores da fronteira à iguaria. Em 2021, o Dia da Saltenha foi oficializado por lei em Corumbá, sendo comemorado em 10 de novembro.

O festival nasceu para fortalecer essa relação fronteiriça e quebrar qualquer resistência que ainda possa existir“, explicou Ardaya.

O Saltenha Fest, que chega à sua quinta edição, contará com praça de alimentação, shows musicais e diversas atrações no porto-geral de Corumbá. No ano passado, o evento vendeu mais de oito mil saltenhas, atraindo grande público.

Colaborou Silvio Andrade

FacebookWhatsAppTelegramCopy LinkMessengerPrintFriendlyShare

Posts Similares