Prefeitura e Ministério Público Federal realizam ação voltada para pessoas em situação de rua

moradores rua
FacebookWhatsAppTelegramCopy LinkMessengerPrintFriendlyShare

No dia 27 de junho, das 8h30 às 14hs, na Praça Arthur Marinho, foi realizada a ação “Dignidade na Rua”. Idealizada pela Secretaria de Saúde e o Ministério Público Federal, a ação teve o objetivo de atender necessidades básicas de pessoas em situação ou trajetória de rua.

A Promotora do Ministério Público Federal, Maria Olívia Junqueira, conta como surgiu a iniciativa, “no início do ano, a equipe do Consultório na Rua nos procurou com esta demanda, queremos agradecer a coordenação do programa que teve a iniciativa de realizar essa ação. Muitas vezes há barreiras que impedem o acesso da população a algumas instituições, então o objetivo hoje é também de aproximar estes órgãos da população”, explicou a Promotora de Justiça.

Na ocasião foram ofertadas consultas médicas, aferição de pressão arterial e glicemia, imunização, entrega de preservativos, orientações sobre tuberculose e hanseníase, saúde bucal, corte de cabelo, castro do programa Bolsa Família, doação de roupas e segunda via de documentos. Além de atendimento pelo INSS, Defensoria Pública Estadual, Defensoria Pública da União, Receita Federal, Ministério Público Federal e Polícia Civil.

A Secretária de Cidadania e Direitos Humanos, Amanda Balancieri Iunes, ressaltou a importância de levar diversos serviços em um único dia, “estamos aqui para levar serviços, garantir os direitos adquiridos promovendo a humanização dos atendimentos”.

O Secretário de Saúde, Rogério Leite, enfatizou a importância do trabalho conjunto “hoje o foco é as pessoas em trajetória de rua ou em situação de rua, que é uma realidade, temos que nos unir para restabelecer a dignidade dessas pessoas. O poder público municipal, integrado aoMinistério Público Federal, Defensoria Pública e outras importantes instituições presentes estão trabalhando para levar saúde, bem-estar e serviços a esta população”.

Atualmente Corumbá conta com o Projeto “Consultório da Rua”, com uma equipe multiprofissional formada por enfermeiro, psicólogo e agentes sociais, atendem cerca de 110 pessoas em situação de rua por mês, e conta com 160 cadastradas.

FacebookWhatsAppTelegramCopy LinkMessengerPrintFriendlyShare

Posts Similares