Ministra alerta para seca no Pantanal e possível tragédia ambiental semelhante à do RS

Audiência com Marina Silva

O Pantanal, bioma de rica biodiversidade, enfrenta um cenário preocupante: a seca extrema aumenta consideravelmente o risco de incêndios florestais de grandes proporções. A ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva, alertou para a situação crítica, comparando-a à tragédia das chuvas intensas no Rio Grande do Sul.

O que estamos vendo no Rio Grande do Sul, vamos ver no Pantanal em forma de seca intensa“, afirmou a ministra em entrevista à Globo News. Segundo ela, a Amazônia e o Pantanal se encontram em situação de seca extrema, elevando consideravelmente o risco de incêndios florestais nos próximos meses, com consequências devastadoras para a fauna e flora dos biomas.

Essa situação é agravada pela ausência de um período de cheia no Pantanal em 2024, configurando a pior seca da história do bioma.

Para combater essa situação, o Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima, em conjunto com os governos do Mato Grosso do Sul e Mato Grosso, assinou na quarta-feira (5) um Pacto Interfederativo para o Combate aos Incêndios no Pantanal.

O estado de Mato Grosso do Sul, desde 9 de abril, está em emergência ambiental devido às condições climáticas que favorecem a propagação de focos de incêndios florestais. A qualidade do ar na região foi drasticamente afetada pela fumaça dos incêndios.

É crucial destacar que, além dos incêndios, a seca severa também favorece o desmatamento, colocando em risco ainda mais a preservação do Pantanal.

fogo pantanal seca no pantanal
Fogo consome área de vegetação próximo à captação de água no Canal do Tamengo

Mato Grosso do Sul assinou nesta quarta-feira (5) junto ao Governo Federal e outros estados o Pacto Interfederativo para o Combate aos Incêndios no Pantanal e na Amazônia. O objetivo dessa iniciativa é antecipar e integrar ações de prevenção e controle do fogo nas duas regiões, que devem sofrer nos próximos meses os efeitos de uma forte estiagem.

WhatsApp Image 2024 06 05 at 13.48.42 seca no pantanal
A assinatura e anúncio do pacto aconteceu em Brasília (DF), em cerimônia que fez alusão ao Dia Mundial do Meio Ambiente

A assinatura e anúncio do pacto aconteceu em Brasília (DF), em cerimônia que fez alusão ao Dia Mundial do Meio Ambiente, e contou com a presença da ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, e do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, além do governador sul-mato-grossense Eduardo Riedel e os governadores e representantes dos demais estados.

“Importante registrar que o Pantanal é um bioma historicamente muito susceptível às queimadas nessa época de seca. Tivemos um histórico 2020, que foi fora de qualquer proporção, e em 2024 as condições de clima que estão colocadas são piores que naquele ano. Então estamos muito preocupados e agindo para não repetir aquele cenário”, frisa Riedel.

Posts Similares