Lula agradece Trump e pede fim de “celeuma” comercial entre Brasil e EUA
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou nesta quinta-feira (20/11/2025), em vídeo publicado nas redes sociais, que a decisão dos Estados Unidos de suspender tarifas de 40% sobre produtos brasileiros representa um passo importante para o comércio bilateral.
“Não é tudo o que eu quero, não é tudo que o Brasil precisa, mas é uma coisa importante. O presidente Trump acaba de anunciar que vai começar a reduzir vários produtos brasileiros que foram taxados em 40%. Isso é um resultado muito importante”, disse Lula.
Ao lado do vice-presidente Geraldo Alckmin e do ministro da Fazenda Fernando Haddad, Lula agradeceu a medida e afirmou esperar um reencontro com Trump, seja no Brasil ou em Washington, para “zerar qualquer celeuma comercial ou política” entre os dois países.
📌 Suspensão parcial das tarifas
A ordem executiva assinada por Donald Trump retirou a sobretaxa de 40% sobre itens como:
- Café, chá e cacau
- Frutas tropicais e sucos
- Banana, laranja e tomate
- Carne bovina e especiarias
Segundo o documento, a decisão foi tomada após conversa telefônica com Lula em outubro, quando ambos concordaram em iniciar negociações para revisar o Decreto Executivo 14.323. As tratativas seguem em andamento.
O Itamaraty divulgou nota afirmando que recebeu “com satisfação” a decisão dos EUA e destacou que a medida é retroativa a 13 de novembro, mesma data da reunião entre o ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, e o secretário de Estado americano, Marco Rubio, em Washington.
A chancelaria ressaltou que o Brasil está disposto a manter o diálogo para solucionar pendências comerciais, “em linha com a tradição de 201 anos de excelentes relações diplomáticas” entre os dois países.
📌 Tarifaço
- O tarifaço havia elevado em quase 20% o preço do café nos EUA em setembro.
- As exportações brasileiras de café caíram 54% em outubro em relação ao mesmo mês de 2024, segundo o Cecafé.
- A suspensão parcial é vista como um alívio para produtores brasileiros e consumidores americanos, mas Lula reforçou que só agradecerá “totalmente” quando todas as tarifas forem eliminadas.
👉 📸 Acompanhe também o Folha MS no Instagram
