IFMS abre inscrições para 360 vagas em cursos técnicos gratuitos com início em 2026

IFMS abre inscrições 510 vagas para cursos gratuitos de idiomas com início no segundo semestre
FacebookWhatsAppTelegramCopy LinkMessengerPrintFriendlyShare

O Instituto Federal de Mato Grosso do Sul abriu as Inscrições para o processo seletivo de cursos técnicos gratuitos, com aulas presenciais previstas para começar no primeiro semestre de 2026. Ao todo, são oferecidas 360 vagas, distribuídas entre formação integrada à Educação de Jovens e Adultos, na modalidade EJA EPT, e cursos técnicos subsequentes ao ensino médio.

As Inscrições são gratuitas e podem ser feitas até 1º de dezembro na Página do Candidato, disponível na Central de Seleção do IFMS. Os editais que detalham regras, cronograma e etapas do processo seletivo são o Edital nº 80/2025, para os cursos EJA EPT, e o Edital nº 81/2025, para os cursos subsequentes.

Como fazer as inscrições e calendário do processo seletivo

O processo de seleção será realizado por sorteio eletrônico, marcado para 17 de dezembro, salvo se o número de inscritos for inferior ao total de vagas, situação em que todos os candidatos com inscrição homologada serão convocados para matrícula. O resultado final está previsto para 14 de janeiro, e as aulas têm início programado para fevereiro de 2026. Para esclarecimentos, o IFMS disponibiliza o e-mail processoseletivo@ifms.edu.br.

Vagas, modalidades e critérios de acesso

Na modalidade EJA EPT, destinada a pessoas com 18 anos ou mais que tenham concluído ou estejam concluindo o ensino fundamental até a data da matrícula em janeiro de 2026, são oferecidas 240 vagas distribuídas em sete campi, com aulas presenciais no período noturno. Já os cursos subsequentes, voltados a quem já concluiu o ensino médio, somam 120 vagas em três campi, também com aulas noturnas.

Nos dois editais, metade das vagas, ou seja 50%, está reservada a candidatos que cursaram todo o ensino fundamental, no caso da EJA EPT, ou o ensino médio, no caso dos cursos subsequentes, em escolas públicas. Além dessa reserva, há cotas para candidatos de baixa renda, com renda familiar bruta per capita igual ou inferior a um salário mínimo, e para pretos, pardos, indígenas, quilombolas e pessoas com deficiência.

Os interessados devem consultar os Editais nº 80/2025 e nº 81/2025 na Central de Seleção do IFMS para verificar requisitos específicos de cada curso, cronograma detalhado e documentação exigida para matrícula.

Dúvidas podem ser encaminhadas para o e-mail  processoseletivo@ifms.edu.br

👉📸 Acompanhe também o Folha MS no Instagram

FacebookWhatsAppTelegramCopy LinkMessengerPrintFriendlyShare

Posts Similares