Governo de MS entrega veículos para ampliar vigilância em saúde municipal
O Governo de Mato Grosso do Sul entregou nesta segunda-feira (24), veículos a 14 municípios visando reforçar as ações de vigilância em saúde, ampliando a capacidade de resposta das equipes locais diante do risco de doenças transmitidas por vetores.
As caminhonetes, adquiridas pela Secretaria de Estado de Saúde, deverão permitir maior agilidade no deslocamento das equipes, contribuindo diretamente às atividades de controle e prevenção de doenças como dengue, chikungunya e zika.
O governador Eduardo Riedel, ao destacar a articulação entre Estado e municípios, disse “O Estado é muito grato a todas as ações que têm transformado gradualmente essa realidade junto com os municípios. E não é tarefa fácil. É um esforço conjunto. Esta caminhonete é para já trabalhar, apoiar as ações de combate com foco na vigilância, que é onde começa o sucesso do sistema de saúde. O trabalho começa na prevenção e é isso que a gente está buscando fortalecer”.
A iniciativa, integra a estratégia Vigilância em Saúde – Vetores SES, que concentra esforços no fortalecimento das equipes municipais responsáveis pelo controle de vetores e pela promoção da saúde ambiental, garantindo mais autonomia e capacidade operacional para as administrações locais.
O secretário da SES, Maurício Simões, ressaltou o cronograma de entregas e a importância do momento climático ao afirmar “Nós estamos cumprindo o compromisso de entregar uma caminhonete para todos os municípios, para a vigilância. É bom lembrar que as chuvas já chegaram, o calor está aí, realmente esses veículos vêm em boa hora, para os municípios intensificarem suas atividades no combate e controle do mosquito Aedes aegypti”.
Mato Grosso do Sul passa a contabilizar 51 veículos destinados exclusivamente ao fortalecimento da vigilância em saúde, com investimento global superior a R$ 11,2 milhões, conforme informações da SES.
Além das caminhonetes voltadas ao controle de vetores, a Secretaria ampliou a estrutura de apoio a municípios e unidades de saúde em 2024, e as entregas realizadas no ano somam um investimento de R$ 23,1 milhões em veículos destinados à vigilância em saúde, transporte assistencial e suporte às equipes municipais.
O secretário da Casa Civil, Walter Carneiro Júnior, participou da solenidade, na companhia de deputados estaduais e de representantes da bancada federal, presença que marcou a entrega dos equipamentos às cidades beneficiadas.
Com os novos veículos, a SES espera reforçar a mobilidade e a capacidade de atuação das equipes de campo, assegurando uma resposta mais rápida e eficiente às demandas locais e potencializando as ações de prevenção que sustentam o sistema de saúde.
