Governo atualiza app gov.br e amplia acessibilidade para pessoas com deficiência
O aplicativo gov.br recebeu uma atualização com foco em melhorar o acesso de pessoas com deficiência que possuem a Carteira de Identidade Nacional, integrando recursos de leitores de tela e ajustes na navegação para facilitar o uso.
A modificação, anunciada na terça-feira, 11, pelo Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, também elevou de cinco para oito o número de tentativas permitidas no reconhecimento facial, ampliando as chances de validação do usuário.
A intenção é simplificar procedimentos rotineiros dentro do app, tornando mais ágil a atualização de contatos e dados pessoais para quem tem limitação visual. “Isso facilitará o preenchimento dessas informações, possibilitando que essas pessoas alterem seus dados de contato de forma simplificada”. Luanna Roncaratti é secretária-adjunta de Governo Digital.
Além das funcionalidades voltadas às pessoas com deficiência, a pasta relatou mudanças de usabilidade para todos os usuários, com a realocação da seção de dispositivos autorizados para a área de privacidade e a inclusão de opções que antes só estavam disponíveis no site, como alteração de senha e gestão de métodos de acesso.
O gov.br já reúne mais de 170 milhões de usuários e dá acesso a cerca de 4,6 mil serviços digitais federais, além de 8,7 mil serviços estaduais e municipais. Entre os serviços mais acessados estão Meu INSS, Meu SUS Digital, Enem, Fies, a Carteira de Trabalho Digital e a Carteira Digital de Trânsito, muitos dos quais exigem contas com níveis de segurança Prata ou Ouro.
Segundo o ministério, a conta Prata pode ser obtida por meio de reconhecimento facial que compara a foto com a da CNH ou pela validação dos dados em um dos 17 bancos credenciados. A conta Ouro garante acesso total aos serviços públicos digitais e exige reconhecimento facial com base nos registros da Justiça Eleitoral, leitura do QR Code da Carteira de Identidade Nacional ou o uso de certificação digital compatível com a ICP-Brasil.
Conforme divulgado pela pasta responsável, a atualização já está presente na versão mais recente do aplicativo e integra o conjunto de melhorias contínuas do gov.br para ampliar a inclusão e a segurança no acesso aos serviços públicos digitais.
