Ferrovia da Malha Oeste terá edital em abril e leilão em julho de 2026

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O Ministério dos Transportes confirmou que o edital para concessão da Malha Oeste, ferrovia que atravessa o Mato Grosso do Sul e conecta o Estado a São Paulo, será publicado em abril de 2026, com leilão previsto para julho. O projeto integra o pacote de expansão ferroviária nacional e prevê R$ 139,7 bilhões em investimentos em obras e R$ 516,5 bilhões em operações de trechos, segundo estimativas oficiais.

A ferrovia, praticamente inoperante e com 1.597 quilômetros de extensão, terá prazo de concessão de 57 anos e exigirá reforma completa. O custo das obras está estimado em R$ 35,7 bilhões, enquanto a operação deve movimentar R$ 53,5 bilhões. A intenção é integrar a Malha Oeste ao Corredor Bioceânico, permitindo o transporte de combustíveis, grãos e celulose até o Porto de Santos e demais portos do Sudeste, via Ferroanel.

Expansão e revitalização da malha ferroviária

O Governo Federal aposta em uma matriz de transporte mais limpa para reduzir gargalos logísticos e ampliar a competitividade econômica. Nos próximos dois anos, estão previstos novos editais e leilões para revitalizar trechos degradados e conectar polos produtivos a grandes portos do país.

No caso do Mato Grosso do Sul, os ramais da Malha Oeste devem alcançar Corumbá e Ponta Porã, fortalecendo a integração regional e internacional. A medida segue a estratégia de ampliar corredores de exportação e modernizar a infraestrutura ferroviária nacional.

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