Contar prevê analisar mais incentivos fiscais em sabatina com empresários

contar
FacebookWhatsAppTelegramCopy LinkMessengerPrintFriendlyShare

Em sabatina na Fiems (Federação das Indústrias de Mato Grosso do Sul), na manhã desta segunda-feira (24), o candidato a governador Renan Contar, o “Capitão Contar” (PRTB), falou em manter e ampliar incentivos fiscais e se posicionou contra parcerias público-privadas, que são amplamente utilizadas para concessão e melhorias de rodovias e obras em geral.

O candidato pretende levar cursos de qualificação para escolas em período noturno para aumentar a mão de obra disponível à indústria. Além disso, Contar falou que vai incentivar a aviação regional para fortalecer o turismo e mapear modelos para combater a evasão escolar, que reflete negativamente para todos os setores, inclusive à indústria.

“Vou manter os incentivos fiscais e ampliar, mas tem que ter critérios e cuidado, analisando gráficos. Queremos criar uma agência de interlocução para verticalizar e agregar valor para nossa produção e caminhar paralelamente para acompanhar investimentos com destaque para desenvolver a mão de obra”, disse Contar.

Sobre as chamadas PPP (Parcerias Público-Privadas), Contar argumentou que devem ser usadas somente em último caso, quando realmente necessárias.

“Se o Estado tem pessoal, material e recursos para entregar, acredito na força do Estado. Por exemplo, a Sanesul tem uma PPP com a Aegea. E é uma PPP duvidosa que não vem ao encontro do saneamento. Tem parcerias que são levantadas para fazer caixa dois”, afirma.

A mão de obra hoje é um entrave, pois sobram vagas nas indústrias e faltam pessoas capacitadas. Para resolver esse problema, Contar propõe criar cursos nas escolas à noite.

“Podemos criar um turno noturno nas escolas de capacitação para fazer esses cursos chegarem na ponta. Não adianta ter cursos e não ter mão de obra. Falta motivação dos alunos para finalizar os cursos, por isso é necessário incentivo para que terminem os cursos”, destacou Contar.

Quando questionado sobre o segmento do turismo, Contar falou em incentivar a aviação regional. “O turista de fora tem que ser recebido por alguém que fale a mesma língua que ele e precisa que tenha estradas para chegar ao destino final”, disse o candidato.

Contar se comprometeu ainda a “adotar modelos que primeiro precisam ser mapeados para não aumentar a evasão escolar” e defendeu a implantação de mais escolas cívico-militares em Mato Grosso do Sul.

FacebookWhatsAppTelegramCopy LinkMessengerPrintFriendlyShare