Campo Grande realiza ato em memória das vítimas de acidentes de trânsito

news 136044 1763126332
FacebookWhatsAppTelegramCopy LinkMessengerPrintFriendlyShare

Instituições ligadas ao trânsito da Capital promovem nesta sexta-feira, 14 de novembro de 2025, às 19h, um ato público em homenagem às 55 pessoas que morreram em sinistros de trânsito em Campo Grande ao longo do ano. A cerimônia será realizada em frente ao Bioparque Pantanal, nos altos da Avenida Afonso Pena.

Organizada pelo Gabinete de Gestão Integrada de Trânsito de Campo Grande, a atividade prevê que os participantes vistam branco e acendam lanternas, uma para cada vida perdida em 2025, em sinal de lembrança e solidariedade às famílias.

Conforme dados do Grupo de Análise de Sinistros de Trânsito do GGIT, o total de óbitos na cidade, contabilizado até 4 de novembro, alcançou 55 pessoas. Do montante, 40 eram motociclistas, 12 pedestres, 2 condutores e 1 passageiro, e 32 vítimas morreram no local do sinistro, informação que sublinha a gravidade dos acidentes registrados.

O ato foi pensado não apenas para recordar quem perdeu a vida, mas também para prestar homenagem a familiares, amigos e aos profissionais que atuam na linha de frente após as ocorrências. A programação inclui reconhecimento a equipes de emergência, policiais, enfermeiros e médicos que lidam diariamente com as consequências traumáticas das mortes e lesões no trânsito.

Sobre a prevenção e o cuidado, a secretária do GGIT, Ivanise Rotta, destaca o carater informativo da ação. “Que nós possamos nos cuidar, cuidar da família, dos amigos, para que ninguém passe por isso. Porque é inadmissível que as pessoas ainda percam suas vidas no trânsito”.

Em tom semelhante, o diretor executivo do Detran-MS, João César Matogrosso, ressaltou a responsabilidade coletiva. “Todos podemos nos acidentar no trânsito, seja diretamente ou indiretamente, portanto, devemos assumir a responsabilidade de perceber os riscos e proteger todas as vidas no trânsito”.

O gesto local integra a celebração do Dia Mundial em Memória das Vítimas de Acidentes de Trânsito, instituído pela Organização das Nações Unidas em 1995 para ocorrer no terceiro domingo de novembro. A informação sobre a criação da data pela ONU e sua posição no calendário também foi destacada pelas organizações envolvidas; em 2024, a data será 16 de novembro.

A iniciativa em Campo Grande busca transformar o momento em uma oportunidade de reflexão sobre a quantidade de vítimas no trânsito, estimulando medidas e comportamentos que reduzam riscos e aumentem a proteção de todos que circulam pela cidade.

FacebookWhatsAppTelegramCopy LinkMessengerPrintFriendlyShare

Posts Similares