Avaliação Institucional Participativa será aplicada nas escolas da Reme

Processo vai de 21 de novembro a 1° de dezembro (Foto: Divulgação)

Todas as unidades escolares da Rede Municipal de Ensino (REME) passarão pelo processo de Avaliação Institucional Participativa no período de 21 de novembro a 1° de dezembro. Realizada pela Secretaria Municipal de Educação, a Avaliação dá a professores, gestores, coordenadores, administrativos, alunos, pais e toda comunidade escolar a oportunidade de opinar formalmente sobre sua escola, qualidade de ensino e infraestrutura.

Esse processo será coordenado pelo núcleo de Planejamento e Avaliação Educacional. De acordo com a supervisora Tarissa Marques Rodrigues dos Santos a Avaliação Institucional Participativa “consiste no momento da gestão escolar, coordenadores, professores e funcionários refletirem sobre o processo de auto–avaliação. É o momento da comunidade (pais e alunos) contribuir para a articulação e o planejamento dos sistemas de ensino de suas respectivas unidades escolares”. A supervisora destaca ainda a importância do engajamento de toda comunidade escolar no processo. “A participação de todos é fundamental, pois auxilia a elaboração de políticas de melhorias no Ensino e na Unidade Escolar ao identificar pontos fortes e eventuais lacunas”, disse. Os segmentos participantes da Avaliação Institucional são: alunos, docentes, coordenadores, gestores, pais e administrativos.

A Avaliação Institucional Participativa é um instrumento do processo contínuo das atividades e da implementação de mudanças necessárias à retomada da missão proposta pela unidade escolar. Avaliar significa acompanhar de perto, aumentando a interação entre a equipe para aprimorar as ações da escola como um todo. É um contraponto da escola frente às políticas de responsabilização a partir de sua realidade. Os vários processos avaliativos, presentes na escola serão o instrumental adequado para analisar o trabalho desenvolvido e criar novas possibilidades de ação, buscar melhorias internamente e externamente, para um melhor funcionamento e melhoria na qualidade da educação oferecida.

Participação da comunidade escolar

Para a comunidade escolar participar, basta procurar a sua unidade escolar no período entre 21 de novembro e 1° de dezembro. Lá, serão recepcionados pela direção colegiada para responder aos formulários online que estarão disponíveis no site da prefeitura (campo REME). A participação é anônima.

Logo após a aplicação, entre os dias 02 a 05 de dezembro os dados serão tabulados pela Secretaria Municipal de Educação. Com base nos dados computados, a direção colegiada escolar juntamente com o técnico da Secretaria de Educação realizarão os relatórios que serão anexados ao processo de ratificação de autorização de funcionamento de cada unidade escolar e os resultados serão divulgados para toda comunidade escolar até o dia 15 de dezembro.

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