Após ataque de onça, governo de MS prepara campanha de orientação no Pantanal

Após ataque de onça Riedel disse que governo prepara campanha de conscientização

Após ataque de onça, governo de MS prepara campanha de orientação no Pantanal para alertar moradores e visitantes sobre atitudes que podem colocar vidas em risco. O anúncio foi feito pelo governador Eduardo Riedel (PSDB) durante uma coletiva nesta quinta-feira (24), em Campo Grande.

A medida surge após a morte do caseiro Jorge Ávalo, que foi atacado por uma onça-pintada em uma área rural no interior do Estado. Segundo Riedel, o objetivo da campanha é evitar novos episódios semelhantes, por meio da conscientização sobre o comportamento adequado diante da presença de animais selvagens.

Durante o anúncio, o governador lamentou o ocorrido e reforçou que o convívio com a fauna exige responsabilidade. “A gente trabalha para prevenir esse tipo de episódio, com conscientização, porque os animais são responsabilidade do Estado”, afirmou.

Ele ainda chamou a atenção para práticas perigosas que vêm sendo observadas, principalmente entre turistas. “As cenas que a gente vê de turistas jogando comida para onças, chegando perto da margem… A gente tem que conscientizar as pessoas dos riscos em determinadas situações”, alertou.

📸Acompanhe também o Folha MS no Instagram

A campanha deve focar especialmente em regiões do Pantanal que têm atraído visitantes interessados em turismo de natureza, como pesca e safáris fotográficos. Riedel destacou que esse movimento ainda é recente e precisa ser acompanhado de orientações claras. “Era um ambiente onde as pessoas não iam, e hoje estão indo para o turismo selvagem, de pescaria. A gente tem que entender qual é o protocolo adequado para isso”, afirmou.

https://folhams.com.br/2025/04/24/onca-pintada-que-atacou-e-matou-caseiro-e-levada-ao-cras-em-campo-grande/

Posts Similares