Agora é lei: Lei: Teste para identificar autismo deve ser realizado nas unidades de saúde de MS

autismo
Questionário para identificar autismo será aplicado nas unidades de saúde de MS

Foi sancionada pelo governador Reinaldo Azambuja (PSDB) a Lei 5.424, de autoria do deputado Neno Razuk (PTB), que dispõe sobre a utilização e aplicação do questionário M-CHAT (Modified Checklist for Autism in Toddlers), nas unidades de saúde em todo o Estado de Mato Grosso do Sul. A nova norma foi publicada no Diário Oficial desta quinta-feira (24).

O questionário M-CHAT é instrumento de rastreamento/triagem de indicadores do Transtorno do Espectro Autista (TEA), utilizado de forma livre em crianças com idades entre 18 e 24 meses, podendo ser aplicado por qualquer profissional da saúde.

neno5
Projeto de Lei é de autoria do Deputado Neno Razuk (PTB)

Reconhecido pela Sociedade Brasileira de Pediatria, o questionário foi validado e traduzido para a língua portuguesa em 2008. Em abril de 2017, a instituição emitiu documento científico sobre a triagem precoce do autismo, recomendando o uso do instrumento para auxiliar o diagnóstico precoce.

O autismo é um transtorno que pode causar alterações no desenvolvimento da linguagem, nos processos de comunicação, interação e comportamento social da criança. A estimativa da Organização Mundial da Saúde é que em todo o mundo cerca de 70 milhões de pessoas tenham sido diagnosticadas em alguma escala do autismo, no Brasil são quase 2 milhões de pessoas.

Posts Similares